Banca de DEFESA: MARIA FERNANDA CARDOSO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FERNANDA CARDOSO SANTOS
DATA: 26/03/2012
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITORIO B - CCHLA
TÍTULO:

Sujeito e liberdade no pensamento de Michel Foucault


PALAVRAS-CHAVES:

Ontologia crítica de nós mesmos; Microfísica do poder; Estética da existência; Ética como prática da liberdade


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO:

Michel Foucault declara, em um de seus escritos, que seu trabalho pode ser caracterizado como uma “história crítica do pensamento”, uma história do sujeito em sua relação com os jogos de verdade. Baseado nos estudos das contingências históricas que estão presentes na constituição dos conceitos, Foucault procura demonstrar o quanto o sujeito é constituído a partir de várias determinações, em relações de poder e saber. Ao mesmo tempo em que procura pensar nas determinações que forjam nossas próprias subjetividades, fazendo com que emerja de suas reflexões uma concepção de sujeito sem muitas possibilidades de escolha, coagido de certa maneira por suas contingências, Foucault também considera ser o objetivo de seu trabalho a criação de liberdade, propondo uma ética que se efetive como estética da existência, em um processo agonístico em que faríamos de nossas vidas obras de arte, vivenciando, em práticas concretas, experiências de liberdade.

Essa aparente contradição na obra foucaultiana – a concepção de sujeito como fruto de determinações, por um lado, e sua postura ética de busca de criação de liberdade, por outro – conduziu as pesquisas e elaborações do presente trabalho. Para compreender a maneira como Foucault articulou essas duas ideias foi necessário elucidar e interrelacionar a maneira como ele pensou os conceitos de sujeito, poder e liberdade. Percorrendo com o autor seu itinerário intelectual, foi possível identificar e descrever profícuas ferramentas conceituais para pensarmos sobre nossas próprias determinações e sobre as possibilidades que temos de, a partir delas, criar novas subjetividades e experiências de liberdade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423522 - ALIPIO DE SOUSA FILHO
Externo à Instituição - CARLOS JOSÉ MARTINS - UNESP
Interno - 2315505 - MONALISA CARRILHO DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 09/03/2012 17:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao