Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDINEI JOSE SCHNEIDER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDINEI JOSE SCHNEIDER
DATA: 16/12/2011
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITORIO A - CCHLA
TÍTULO:

A Homossexualidade e o Homossexual em Michel Foucault


PALAVRAS-CHAVES:

homossexualidade, poder, moral


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

O presente trabalho busca analisar e compreender a construção da “homossexualidade” permeada pelo poder, no contexto social, tendo como embasamento teórico o filósofo Michel Foucault. 

O estudo voltado à construção do conceito de sexualidade está determinado a partir dos instrumentos de análise da caracterização, juntamente com suas bases, que são: a formação dos saberes que a constituem, os sistemas de poder que regulam suas práticas e as formas nas quais os indivíduos podem e devem ser reconhecidos dentro de sua prática sexual. Além da compreensão do pensar e do poder envolvidos na sociedade em que esse sujeito atua, há que se analisar com visão singular o seu próprio reconhecimento como sujeito da sexualidade. Para compreender este sujeito, Foucault partiu em busca de uma análise hermenêutica do sujeito.

A grande contribuição sobre a temática da sexualidade trazida por este filósofo engloba o questionamento pela moral, a formação e atuação da mesma na sociedade. A sexualidade depende da socialização e aprendizado das regras e roteiros, além do contexto em que está inserida culturalmente. Portanto, esta atividade sexual é exercida em um contexto sócio cultural, onde reside a construção de seus significados, ou seja, a criação e atuação das técnicas sexuais estão ligadas à moral sexual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423522 - ALIPIO DE SOUSA FILHO
Interno - 1149644 - CINARA MARIA LEITE NAHRA
Interno - 1784950 - SERGIO LUIS RIZZO DELA SAVIA
Notícia cadastrada em: 12/12/2011 15:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao