Banca de DEFESA: MARCOS AURÉLIO DE LIMA

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARCOS AURÉLIO DE LIMA

DATA: 08/09/2010

HORA: 09:00

LOCAL: AUDITORIO DE FILOSOFIA - CCHLA - UFRN

TÍTULO:

A RETÓRICA EM ARISTÓTELES: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia.


PALAVRAS-CHAVES:

.


PÁGINAS: 113

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Filosofia

RESUMO:

Esta pesquisa põe em foco as relações entre a obra Retórica, de Aristóteles, e as concepções acerca de ética e de sabedoria prática desse mesmo autor. Procura mostrar que Aristóteles produziu a Retórica a fim de nortear a construção oratória e a orientação das paixões do homem grego, confirgurando-a como referencial de práticas voltadas para a ordenação social da pólis. Em outras palavras, a Retórica aristotélica, concebida pelo citado filósofo como sendo o estudo do que é persuasivo em cada discurso, não é composta com o significado de persuasão a qualquer custo, pois, noutro sentido, é idealizada por Aristóteles como saber útil ao aprimoramento da eupraxia (o bem agir em conformidade com o justo e o verdadeiro).

A presente investigação tem em vista que a obra Retórica foi elaborada pelo Estagirita numa época de fortes transformações e agitações sociais na antiga Grécia: o ceticismo se expandia, com cada indivíduo querendo viver para os seus próprios negócios e, principalmente em Atenas, uma cidade que servira como referência intelectual e política, havia uma carência do espírito coletivo. Nesse tumultuado ambiente social, Aristóteles, contando com uma cultura de gregos ansiosos por opiniões confiáveis e socialmente partilháveis no campo da verossimilhança, buscou, com a obra que é núcleo desta investigação, contribuir para o desenvolvimento da ética e da ciência política; para os encaminhamentos judiciais e a organização das inter-relações sociais em ambientes variados, inclusive tentando proporcionar o conhecimento sobre as paixões humanas e o equilíbrio emocional dos cidadãos atuantes em encontros deliberativos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2194476 - FERNANDA MACHADO DE BULHOES
Externo à Instituição - MARIA CECILIA DE MIRANDA NOGUEIRA - UFMG
Presidente - 1149565 - MARKUS FIGUEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/08/2010 16:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao