CÂNONE ENQUANTO UM SÍMBOLO PATRIARCAL: O CONTROLE E A REDUÇÃO DA IMAGEM FEMININA NAS ARTES
Feminismo. Cânone. Arte. Pollock.
Este trabalho tem como objetivo compreender, identificar e analisar o conceito de cânone, com foco na representação da mulher nas artes, refletindo sobre sua relação com a sociedade patriarcal por meio de um percurso histórico-filosófico que contemple teorias feministas, a partir da historiadora da arte Griselda Pollock. A investigação se baseia na obra Differencing the canon (1999), na qual a autora busca compreender relações entre canonicidade, sociedade, mitos e sexualização do corpo feminino. Além disso, pretende-se explorar o percurso teórico desenvolvido por Pollock sobre o cânone, considerando outras de suas obras, como Vision and Difference: Feminism, Femininity and the Histories of Art e Encounters in the Virtual Feminist Museum: Time, Space and the Archive. Busca-se inferir as principais influências que contribuíram para que a autora chegasse à noção de cânone que é apresentada em sua obra, entre as quais destacamos a historiadora da arte Linda Nochlin e sua obra Why Have There Been No Great Women Artists?