Banca de QUALIFICAÇÃO: TÚLIO MADSON DE OLIVEIRA GALVÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÚLIO MADSON DE OLIVEIRA GALVÃO
DATA : 16/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: youtube.com/ppgfilufrn
TÍTULO:

Cultura e reconhecimento a partir da figura do "Erkennende" em Nietzsche.


PALAVRAS-CHAVES:


Reconhecimento, cultura, Nietzsche, Erkennende.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Nas últimas décadas o conceito de reconhecimento adquiriu relevância na pesquisa acadêmica em Filosofia Política, principalmente através dos estudos sobre direitos humanos. A presente tese tem por objetivo contribuir com essa pesquisa, não apenas na acepção política, mas também na ética e epistemológica. Para tanto, estabeleceremos uma relação entre reconhecimento e vivência, tanto do ponto de vista individual quanto social, através principalmente do pensamento de Nietzsche. Sobretudo, através da figura nietzschiana do Erkennende, a qual traduziremos como Reconhecedor ou Reconhe-sente. Inicialmente, definiremos a diferença epistemológica - no pensamento alemão - entre saber, conhecer e reconhecer a partir da diferenciação entre Kennen (saber como apreensão), Wissen (saber como compreensão) e Erkennen (reconhecer o já sabido). O caráter re-flexivo do reconhecimento se dá pela reverberação dos saberes na duração de uma vivência. Enquanto o conhecimento como saber se dá no tempo enquanto extensão, análise de casos passados ou conjecturas futuras; o conhecimento como reconhecer se dá na duração de uma vivência. O reconhecimento possui um elemento genérico que é o saber, mas também algo de singular que é o modo como dá unidade e sentido aos saberes genéricos através da singularidade intuitiva de um vivente, um indivíduo. Reconhecimento é o saber tornado vivo. Por isso, defendemos que Nietzsche nomeia o filósofo ideal como “der Erkennende”, cuja principal atividade epistemológica é o reconhecimento do já sabido naquilo que vivencia. Em seguida, definiremos o conceito de reconhecimento cultural, partindo das reflexões de Nietzsche acerca do caráter autêntico da cultura (Kultur) e da formação cultural (Bildung), relacionando-os ao debate contemporâneo sobre as teorias do reconhecimento surgidas a partir da década de 90, influenciadas pela retomada do conceito hegeliano de reconhecimento (Anerkennung). Por fim, definiremos o papel do reconhecimento cultural na prática de uma “guerrilha cultural”, como meio de resistência contra a cultura de massa promovida pela indústria cultural e a xenofobia cultural promovida por governos nacionalistas ou religiosos, como modo de restituir o papel da cultura frente à dominação da sua esfera pelo poder político e econômico nas sociedades contemporâneas. Nesse sentido, juntamos esforços ao construcionismo crítico e sua principal consequência ético-política: a denúncia do caráter arbitrário da realidade social e a necessidade em revogar ou transmutar algumas de suas instituições.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423522 - ALIPIO DE SOUSA FILHO
Interno - 2415197 - FEDERICO SANGUINETTI
Interna - 2194476 - FERNANDA MACHADO DE BULHOES
Notícia cadastrada em: 26/07/2021 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao