Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO FERNANDES DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO FERNANDES DANTAS
DATA: 12/08/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório D - CCHLA
TÍTULO:

PROGRAMAS DE VERDADE, “MUNDOS DE CRENÇA”: O VERDADEIRO SEGUNDO PAUL VEYNE


PALAVRAS-CHAVES:

Crenças, programas de verdade, pluralidade.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

O presente estudo trata de refletir sobre o lugar da verdade, no cotidiano da experiência humana. A noção de verdadeiro expressa de diferentes formas, em diferentes sistemas de pensamento, culturais e históricos, revela a não uniformidade de seus significados e a arbitrariedade de seu agrupamento sob um mesmo nome, verdade.

Diante desse fato, de tantas crenças assumidas como absolutas, perguntamos junto com o historiador Jean Paul Marie Veyne, se a Verdade é apenas uma, ou muitas designadas por uma palavra homônima. Se, através de suas ideias, os homens não podem acessar um conhecimento definitivamente sólido, imutável e desenvolto das interferências de sua condição humana (como os seus interesses e afetos), então em que sentido ele poderá reivindicar uma Verdade maior e exclusivista? Assumindo a impossibilidade de uma apreensão da realidade desse tipo, Paul Veyne desenvolve a noção de programas de verdade, crenças referenciais assumidas como cartografias que direcionam a ação e o pensamento. Defendendo, assim, a idéia de heterogeneidade e pluralidade, como elementos irredutíveis das verdades humanas. Se de um lado há na sociedade uma pluralidade de programas de verdade, de outro há uma pluralidade de crenças que é interior ao homem. Isto é, em seu modo de crer o homem também se mostra plural, pois crê em mais de um programa e em programas contrários. O pensamento de Paul Veyne não deixa de ser uma forma de cepticismo dirigida a todas as verdades antropológicas pretensamente absolutas e universais. Pois a depender do regime de crenças estudado e do momento específico de sua história, um jogo de regras é instituído para distinguir o verdadeiro do falso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Interno - 671.059.804-78 - EDRISI DE ARAUJO FERNANDES - UFRN
Externo ao Programa - 1149562 - ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 06/08/2015 14:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao