Banca de DEFESA: RENATO DOS SANTOS BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO DOS SANTOS BARBOSA
DATA: 16/05/2014
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO D - CCHLA
TÍTULO:

A RELAÇÃO ENTRE AS NOÇÕES DE ELEUTHERÍA E AUTÁRKEIA NA FILOSOFIA DE EPICURO


PALAVRAS-CHAVES:

Epicuro, autarquia, liberdade, necessidade.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Da relação entre autárkeia (autarquia) e eleuthería (liberdade) emerge o sentido de liberdade na

filosofia de Epicuro (341-271 a.C.). Essas noções foram textualmente relacionadas nas Sentenças

Vaticanas. Esta perspectiva é privilegiada por pôr às claras a diferença entre o sentido geral de

liberdade e seu sentido específico. Este último se identifica com a noção grega de eleuthería. O

sentido geral de liberdade abrange a physiología (investigação da natureza) e ética epicuristas.

O exame da física epicurista revela um espaço natural para as ações livres: o espaço para

construção humana (par’hemás). É nesse espaço fora do domínio da anánke (necessidade) que

os homens exercem seu poder de livre escolha e podem ser ditos causa de suas ações ou serem

caracterizados como autárquicos. O exercício da autárkeia condiciona a eleuthería (liberdade).

Para ser autárquico é preciso conhecer a si mesmo e conhecer a phýsis (natureza). De posse do

saber da natureza, o sábio se sabe livre para agir segundo sua vontade, sem intervenção de deuses

nem do destino. No serviço da filosofia, o sábio encontra a eleuthería, a liberdade em seu sentido

específico, a verdadeira liberdade, que se caracteriza por um agir “positivo”, na dependência

apenas de si mesmo. Esse é o itinerário percorrido pelo pensamento de Epicuro em direção a

solução do problema que contrapõe necessidade e liberdade: ou há anánke (necessidade) e não

somos livres ou somos livres e não há anánke. À primeira alternativa se segue o despropósito

da filosofia: não haveria razão para transmitir conhecimentos, pois tanto quem erra quanto

quem acerta, erra e acerta segundo a necessidade; à segunda alternativa se segue a ausência de

encadeamentos causais, em última instância, impossibilitando a atribuição de causa a quem quer

que seja. Assim, Epicuro preserva as noções de necessidade e de liberdade, apenas alocando-as

em suas devidas esferas de atuação. A idéia geral de liberdade no epicurismo excede àquela de

eleuthería e só pode ser compreendida na conjunção entre autárkeia e eleuthería.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149565 - MARKUS FIGUEIRA DA SILVA
Interno - 671.059.804-78 - EDRISI DE ARAUJO FERNANDES - UFRN
Externo à Instituição - IZABELA AQUINO BOCAYUVA - UERJ
Notícia cadastrada em: 13/05/2014 16:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao