Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO DOS SANTOS BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO DOS SANTOS BARBOSA
DATA: 12/12/2013
HORA: 16:00
LOCAL: CCHLA - SALA 705
TÍTULO:

RELAÇÃO ENTRE AS NOÇÕES DE ELEUTHERÍA E AUTÁRKEIA NA FILOSOFIA DE EPICURO


PALAVRAS-CHAVES:

Epicuro, autarquia, liberdade, necessidade.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Da relação entre autárkeia (autarquia) e eleuthería (liberdade) emerge o sentido de liberdade na filosofia de Epicuro (341-240 a.C.). Essas noções foram textualmente relacionadas nas Sentenças Vaticanas. Esta perspectiva é privilegiada por pôr às claras a diferença entre o sentido geral de liberdade e seu sentido específico. Este último se identifica com a noção grega de eleuthería. O sentido geral de liberdade abrange a physiología (investigação da natureza) e ética epicuristas. O exame da física epicurista revela um espaço natural para as ações livres: o espaço para construção humana (par’hemás). É nesse espaço subtraído do domínio da anánke (necessidade) que os homens exercem seu poder de livre escolha e podem ser ditos causa de suas ações ou serem caracterizados como autárquicos. O exercício da autárkeia condiciona a eleuthería (liberdade). Para ser autárquico é preciso conhecer a si mesmo e conhecer a phýsis (natureza). De posse do saber da natureza, o sábio se sabe livre para agir segundo sua vontade, sem intervenção de deuses nem do destino. No serviço da filosofia, o sábio encontra a eleuthería, a liberdade em seu sentido específico, a verdadeira liberdade, que se caracteriza por um agir positivo, na dependência apenas de si mesmo. Esse é o itinerário percorrido pelo pensamento de Epicuro em direção a solução do problema que contrapõe necessidade e liberdade: ou há anánke (necessidade) e não somos livres ou somos livres e não há anánke. À primeira alternativa se segue o despropósito da filosofia: não haveria razão para transmitir conhecimentos, pois tanto quem erra, quanto quem acerta, erra e acerta segundo a necessidade; à segunda alternativa se segue a ausência de encadeamentos causais, em última instância, impossibilitando a atribuição de causa a quem quer que fosse. Assim, Epicuro preserva as noções de necessidade e de liberdade, apenas alocando-as em suas devidas esferas de atuação. A idéia geral de liberdade no epicurismo excede àquela de eleuthería e só pode ser compreendida na conjunção entre autárkeia e eleuthería.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149565 - MARKUS FIGUEIRA DA SILVA
Interno - 671.059.804-78 - EDRISI DE ARAUJO FERNANDES - UFRN
Interno - 2315505 - MONALISA CARRILHO DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 11/12/2013 18:33
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