Banca de DEFESA: RITA SIDMAR ALENCAR GIL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA SIDMAR ALENCAR GIL
DATA: 30/08/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Centro de Educação
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:

CONEXÕES DIDÁTICAS ENTRE MATEMÁTICA, HISTÓRIA E ARQUITETURA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática . Educação Patrimonial . Formação Inicial de Professores. Uso da investigação histórica. Patrimônio histórico e arquitetônico de Belém.


PÁGINAS: 281
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O trabalho que ora se apresenta aborda a formação inicial do professor de Matemática e as situações vivenciadas  em sala de aula durante a sua formação. A partir dessa inquietação, esta tese de doutorado propõe o uso da investigação do patrimônio histórico arquitetônico setencentista de Belém na formação de professores de Matemática com o objetivo de investigar a possibilidade de uso de uma abordagem didática para o ensino de tópicos matemáticos como geometria, medidas, simetria e proporcionalidade, apoiada na investigação histórica do patrimônio arquitetônico setecentista de Belém que possa ser incorporada às diretrizes metodológicas da formação inicial de professores de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, de modo a contribuir com uma formação profissional centrada na investigação história e suas relações com a Educação Matemática. Nessa direção, realiza-se, no âmbito da investigação qualitativa, uma pesquisa-ação. Para a consolidação do estudo, foram selecionados vinte e cinco alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Matemática do IFPA. Utilizamos como instrumentos de recolhimento de informações: a observação participante, diários de campo, documentos de fontes primárias e secundárias, fotografias, filmagem, o curso de extensão, os questionários, materiais produzidos com o ensino por atividades (MENDES, 2009). Além desses procedimentos leituras de textos abordados por historiadores, antropólogos, cartógrafos, astrônomos e jornalistas, pesquisadores e profissionais envolvidos em estudos desse tema; estudos exploratórios “in loco” dos acervos de imagens e desenhos referentes ao patrimônio arquitetônico de Belém. A pesquisa demonstra que é a partir de suas experiências trazidas e vivenciadas os licenciandos neste estudo puderam melhorar a sua formação adicionando o patrimônio histórico arquitetônico de Belém como um elemento de pesquisa e investigação histórica para o ensino e aprendizagem da matemática de forma a relacionar e contextualizar o conhecimento a partir de situações vivenciadas na realidade, quando de suas atuações nas Escolas de Belém


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA REGINA FLORES - UFSC
Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo à Instituição - IZABEL CRISTINA RODRIGUES DE LUCENA - UFPA
Externo à Instituição - JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA
Interno - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 17/07/2013 08:21
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