Banca de DEFESA: MARIA ELIZABETE SOBRAL PAIVA DE AQUINO

DISCENTE: MARIA ELIZABETE SOBRAL PAIVA DE AQUINO
DATA: 29/07/2013
LOCAL: Auditório do Centro de Educação

EM CADA CANTO, UM CONTO, UMA CANÇÃO: O VELHO, A TRADIÇÃO ORAL E A EDUCAÇÃO NO MATO GRANDE/RN.

Brincadeiras. Velhos. Tradição oral. Educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta dissertação trata de uma Educação que se concretiza na oralidade e na gestualidade dos velhos mestres brincantes do território do Mato Grande/RN e propõe uma reflexão sobre o trânsito entre esses saberes e a educação escolar. Assim, assume os seguintes objetivos: identificar os velhos mestres brincantes da região do Mato Grande, registrar suas experiências de vida relacionadas às brincadeiras da tradição e o modo como os mesmos percebem essas referências na atualidade, investigar e registrar práticas educativas que considerem as brincadeiras dos velhos na educação atual. A investigação ancora-se na metáfora da confecção de uma colcha de retalhos como recurso metodológico, nas ações de medir, escolher os retalhos, costurar e arrematar. Assim realiza um mapeamento do território do Mato Grande/RN a partir do qual identifica dezessete velhos brincantes. Considera e registra suas experiências com os folguedos populares e a partir desses registros passa a discutir os modos pelos quais a tradição oral do Mato Grande pode ser reconhecida a partir de quatro categorias/ações: narrar, cantar, dançar e envelhecer, as quais são analisadas tendo como referência autores como Benjamin, Zumthor, Almeida, Porpino, entre outros. Por último, lança um olhar para a relação entre o velho, o conhecimento da tradição e a educação sistematizada. Descreve e articula ações educativas capazes de conectar o conhecimento dos velhos brincantes aos conhecimentos abordados na escola, possibilidades de concretização de uma religação de saberes que possa aproximar a oralidade e a escrita, o novo e o velho, a ciência e a tradição.

Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Presidente - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Interno - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Externo à Instituição - MÁRCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ - UNICAMP