Banca de DEFESA: TACIO VITALIANO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TACIO VITALIANO DA SILVA
DATA: 18/04/2013
HORA: 15:00
LOCAL: SALA F2/SETOR V
TÍTULO:

Formação docente e conhecimento profissional: desafios para o ensino da matemática na EJA.


PALAVRAS-CHAVES:

EJA, Conhecimentos Profissionais, aprendizagem, formação, saberes docentes.


PÁGINAS: 245
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

No âmbito da Educação de Jovens e Adultos, o desafio da formação desses docentes é fornecer subsídios para compreender e atuar no ensino da matemática. Percebe-se o quanto é específico o ensino nessa modalidade e como tal ensino é carente de uma formação adequada e sólida na área desse saber. Um dos maiores problemas que afeta essa modalidade de ensino é o abandono e os altos índices de reprovação e desmotivação dos alunos. Daí, a necessidade de se prover um profissional com perfil diferenciado para ensinar aos jovens e adultos de maneira que sejam capazes de mobilizar conhecimentos didático-pedagógicos, metodologias e referenciais teóricos que sirvam como base para a prática docente desenvolvida na escola. Esta tese tem o objetivo de investigar como o professor de matemática, que atua na EJA do Ensino Fundamental, desenvolve sua ação didática e pedagógica,e que conhecimentos profissionais mobiliza para ensinar? Ressalta-se a importância da formação inicial e continuada e da profissionalização docente voltada aos professores dessa específica modalidade de ensino, quando devem ser os professores os protagonistas do seu desenvolvimento profissional. O percurso metodológico iniciou-se com um levantamento bibliográfico, em seguida a pesquisa ancorou-seprincipalmente, nas ideias deGauthier, Nuñez e Ramalho (2004); Imbernón (2011); Garcia (2006);Perrenoud (2000); Tardif (2007); Haddad, Di Pierro (2000); D‘ambrósio (2002); Mendes (2006; 2009); Freire (1996; 2011); e demais teóricos e documentos oficiais do campo da EJA, no país e no exterior. O referido trabalho nos remete à compreensão do momento atual a partir de uma incursão nos aspectos históricos, conceituais e das políticas educativas de EJA, assim como a formação, a profissionalização, os saberes e as competências necessárias ao exercício profissional. Em seguida, definiu-se, guiados pelo objeto de estudo, os sujeitos e o lócus da pesquisa e também o instrumento de coleta de dados. Para consolidação do estudo foi selecionada uma amostra composta de 27 professores de Matemática, atuantes na EJA da Rede municipal de Ensino da cidade do Natal. A pesquisa de cunho investigativo, se insere nas abordagens quantitativa e qualitativa centrada nas respostas dos sujeitos pesquisados a partir da análise de conteúdos de Bardin (1977). Os resultados oriundos das análises revelaram quea formação inicial do professor de matemática da EJA precisa ser reconfigurada de modo a formalizar a base de conhecimentos profissionais (dos conteúdos matemáticos, da didática e dos saberes profissionais), Desse modo o estudo propõe que essa base de conhecimentos seja incorporada na prática pedagógica desses professores, para que haja uma completude do processo do ensino e da aprendizagem dos jovens e adultos.O estudo também aponta que há uma necessidade dos professores participarem de uma formação continuada que priorize planejar situações de aprendizagem dos conteúdos matemáticos considerando os conhecimentos prévios dos alunos. As análises conclusivas, logo, indicam que, o conhecimento da matemática e as estratégias didático-pedagógicas a serem mobilizadas pelo professorado devem ser capazes de motivar o alunado de tal maneira, que estes sintam necessidade de incorporar em seus conhecimentos, saberes matemáticos capazes de torná-los com maior chance de ter acesso aos benefícios sociais, econômicos e do mundo do trabalho. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Interno - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Interno - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC
Externo à Instituição - NADIA HAGE FIALHO - UNEB
Notícia cadastrada em: 09/04/2013 10:39
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