Banca de DEFESA: ADRIANO MEDEIROS COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO MEDEIROS COSTA
DATA: 18/04/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

POR TRÁS DE LINKS, SEMPRE EXISTEM PESSOAS:

O ANONIMATO COMO FATOR DE PERTENCIMENTO

NO USO DE REDES SOCIAIS ON-LINE EM PROJETOS EDUCACIONAIS.

Redes sociais on-line, tecnologia educacional, utopia, dialética, ideologia e agir comunicativo.

ÁREA: Educação

Esta tese investigou como as redes sociais on-line que permitem postagens anônimas podem ser utilizadas por professores e alunos para a promoção da Educação Sexual de modo a atender as necessidades e as expectativas dos jovens diante de um tema transversal notavelmente tabu. O qual necessita de estratégias pedagógicas mais eficientes do que as tradicionalmente oferecidas. Com essa experiência, realizada em um minicurso sobre sexualidade e saúde, buscou-se ir além da utilização das redes sociais para o entretenimento social, mostrando que podem ser um ambiente que favorece o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi fundamentada na convergência dos conceitos de comunicação para Paulo Freire e Jürgen Habermas. Bem como nos conceitos filosóficos de utopia, ideologia e dialética que se inter-relacionam não só entre si, mas também com o próprio campo da educação. Metodologicamente nesta tese foi adotada a categoria da pesquisa qualitativa, o método é uma combinação de estudo de caso com pesquisa-ação. A técnica foi à aplicação de questionários, a coleta de dados foi presencial e os tipos de dados foram primários. Por fim, apresentam-se, então, a concepção de que a comunicação não está no meio, mas sim na relação de confiança que se estabelece entre os interlocutores. Desta forma, é possível afirmar que quando um aluno tem sua necessidade atendida ao conseguir esclarecer suas dúvidas sobre sexo com seu professor através de uma rede social on-line que permita anonimato e através da qual o aluno sabe que quem responde é o seu professor, mas o professor não consegue distinguir a identidade de seu aluno, essa relação dialógica atende a pretensões de validez que a caracterizam como ação comunicativa em potencial.

Presidente - 346615 - ARNON ALBERTO MASCARENHAS DE ANDRADE
Interno - 1149390 - JOAO MARIA VALENCA DE ANDRADE