Banca de DEFESA: EUGENIO PACCELLI AGUIAR FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUGENIO PACCELLI AGUIAR FREIRE
DATA: 18/02/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

PODCAST NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NATUREZA, POTENCIALIDADES E IMPLICAÇÕES DE UMA TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Podcast educativo; Tecnologia de oralidade; Tecnologia educacional; Oralidade digital; Podcast e inclusão; Podcast e educação.

ÁREA: Educação

Esta tese busca construir uma análise ampla a fim de articular as diversas esferas educativas da tecnologia podcast no Brasil, tanto em contextos escolares quanto não escolares, abarcando cenários presenciais e a distância. Para isso, une quesitos abordados de modo fragmentado na área à novas perspectivas acerca da tecnologia em questão, de modo a caracterizar sua natureza, examinando o podcast a partir de um ótica própria de tecnologia educacional, bem como desvelando suas principais potencialidades e implicações educativas. A pesquisa foi realizada a partir da articulação entre categorias quantitativa e qualitativa, com ênfase nesta última. O método de observação participante foi seguido através da imersão do pesquisador nos grupos de audiência de diversos podcasts brasileiros. A coleta de dados junto às fontes realizou-se através de um olhar direcionado às interações dadas nos blogs das produções brasileiras, bem como por entrevistas semiabertas com produtores - realizadas on-line -, além de dar-se a partir da própria audição de inúmeros podcasts nacionais. No âmbito escolar, carente de projetos nacionais de uso do podcast, o levantamento de dados centrou-se em pesquisa bibliográfica, relativa especialmente a estudos oriundos de Portugal, país cujo uso pela escola da tecnologia aqui em pauta apresenta significativo grau de desenvolvimento, marcado pelo exercício de projetos de podcasts educativos em diversos níveis escolares. Somaram-se ao corpus descrito subsídios quantitativos, oriundos principalmente dos dados da “Podpesquisa 2009”, principal levantamento estatístico acerca do uso brasileiro de podcasts. Na articulação e análise do dados colhidos, utilizou-se do referencial educativo de Paulo Freire como norteador da concepção da educação seguida. De tal modo que, entendendo aquela como sinônima à comunicação, puderam-se revelar as diversas ramificações educativas do podcast brasileiro, marcado pela forte aproximação entre seus participantes. Além disso, as ideias de Célestin Freinet guiaram as análises produtivas acerca da tecnologia aqui em estudo. As perspectivas de Andrew Feenberg, por sua vez, balisaram a concepção tecnológica elaborada, a qual propiciou o alicerce para as reflexões e proposições oferecidas neste estudo. Além daqueles, buscou-se considerar diversos autores que versam sobre assuntos que perpassam a temática aqui delimitada, contemplando discussões acerca de oralidade, cooperação, ambiente on-line, entre outros pontos afins.

Presidente - 346615 - ARNON ALBERTO MASCARENHAS DE ANDRADE
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE