Banca de DEFESA: ALCIO FARIAS DE AZEVEDO

DISCENTE: ALCIO FARIAS DE AZEVEDO
DATA: 26/09/2012
LOCAL: SALA F2/SETOR V/UFRN

O PROGRAMA BOLSA REUNI DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS DOS BOLSISTAS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFRN

Programa Bolsa REUNI. Dispositivos formativos. Formação para docência universitária.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente estudo está inserido no contexto de expansão e reestruturação do ensino superior, em que a universidade se abre para o acesso de novos e diferentes públicos, antes excluídos e, com isso, provoca a inclusão à pauta de discussão questões relacionadas à formação para a docência universitária. No espaço local, em atendimento às políticas defendidas pelo Ministério da Educação (MEC), a UFRN pactua um projeto de expansão e reestruturação, denominado Programa REUNI, que focaliza esforços para a melhoria do ensino de graduação, estabelecendo, entre outras, a meta de elevar a taxa de sucesso dos cursos de graduação. Para isso, o projeto prevê dentro da dimensão de suporte da pós--graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação, a institucionalização do Programa Bolsa REUNI de assistência ao ensino da UFRN. Delimitando o objeto de investigação, toma-se para análise esse Programa de Bolsa REUNI, orientada pela seguinte questão: “Os dispositivos formativos adotados pelo Programa Bolsa REUNI de Assistência ao Ensino da UFRN o credenciam como estratégia de formação para docência universitária?”. Com intuito de atender ao questionamento posto, foi estabelecido, como objetivo central, identificar e analisar, a partir das perspectivas dos bolsistas REUNI, se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa Bolsa REUNI de Assistência ao Ensino da UFRN o legitimam como estratégia de formação para a docência universitária, adentrando a contribuição da Pós-Graduação, quanto ao fomento da formação docente para o Ensino Superior. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa em educação, recorreu-se ao estudo de caso como abordagem teórico--metodológica, utilizando-se dos procedimentos de análise documental e de entrevista semiestruturada com os bolsistas REUNI para a construção das informações que foram analisadas, com fulcro na análise de conteúdo. Entende-se que pesquisar sobre a formação para a docência universitária sob a perspectiva dos pós-graduandos contribui para adequação dos dispositivos formativos utilizados no processo formativo, como também, desvela elementos que podem aprofundar uma reflexão sobre o papel dos programas de pós-graduação.  A relevância desse estudo deve-se, portanto, às contribuições que suscitam para repensar a pós-graduação como espaço de formação para a docência, tendo em vista a forte articulação que se estabelece com os cursos de graduação e com a produção de conhecimentos que orientam a ação docente na formação dos profissionais das diversas áreas de abrangência da Universidade.

Presidente - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
Interno - 350854 - ROSA APARECIDA PINHEIRO
Externo ao Programa - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externo à Instituição - CESAR QUINTAO FROES - UFRRJ