Banca de DEFESA: IVLA CRISTINA GOMES

DISCENTE: IVLA CRISTINA GOMES
DATA: 28/09/2012
LOCAL: SALA F1/SETOR V/UFRN

Cultura leitora do professor e a prática pedagógica na formação de alunos leitores de literatura na escola fundamental

Leitura. Literatura. História de vida. Cultura leitora. Formação do leitor.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O estudo investiga como acontece a formação da cultura leitora do professor formador de leitores de literatura, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, discutindo questões sobre a formação das professoras, e as práticas de leituras e práticas de formação de leitores e a repercussão na atuação profissional. Para tanto, procura conhecer, juntos aos professores, memórias de suas vivências de leitura na infância, no período escolar, na formação profissional e atualmente. A relevância do estudo está na importância de se investigar as relações existentes entre a história de vida, a cultura leitora e a prática do professor-formador de leitores. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia de histórias de vida. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista do tipo semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas com 5 professoras de uma mesma escola municipal de Natal/RN que lecionam do 1º ao 5º ano e com 5 alunos do 5º ano que já foram alunos das respectivas professoras. Tomamos como referencial teórico os estudos de Amarilha (1991; 1993; 1994; 2006); Silva (1982; 2003); Martins (1994); Smith (2003); Yunes (2003); Nóvoa (1995); Delory-Momberger (2008); Santos (1994). A análise das entrevistas revela que muitos são os fatores que influenciam na formação da cultura leitora do professor e que essa formação se dá e se transforma durante toda a vida. Os dados da pesquisa revelam o quão importante é para o professor ter uma prática de leitura constante, considerando que a cultura leitora está em permanente processo de formação, pois ela não se dá apenas em determinados momentos, e essa, influencia na prática pedagógica diária do professor mediador e formador de leitores.

Presidente - 350833 - MARLY AMARILHA
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externo à Instituição - VERBENA MARIA ROCHA CORDEIRO - UNEB