Banca de DEFESA: ROSEMEIRE DA SILVA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEMEIRE DA SILVA DANTAS
DATA: 28/09/2012
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS/NEPSA/CCSA/UFRN
TÍTULO:

Formação continuada de professores de Ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada; Ensino de Ciências; Conteúdos de Astronomia.


PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Situado na interseção entre Formação Continuada, Ensino de Ciências e conteúdos de astronomia, a pesquisa tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: Quais os desafios encontrados numa formação continuada em serviço, de professores de Ciências, para os anos iniciais do Ensino Fundamental com conteúdos de astronomia?  Visando responder esta questão, realizou-se uma pesquisa-ação colaborativa em uma escola da Rede Municipal de Natal/RN, com 6 professores que lecionam/lecionavam Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo envolveu a realização de 14 encontros de formação continuada em serviço, com a finalidade de possibilitar, por meio de uma discussão compartilhada, uma compreensão mais crítica e propositiva a respeito do ensino de Ciências, sobretudo, de alguns conteúdos de astronomia para os anos iniciais. Para tanto, consideramos que a compreensão mais aprofundada dos conhecimentos astronômicos possibilita o estabelecimento de relações e conexões entre os conhecimentos teóricos e o cotidiano do exercício docente. Todos os encontros foram gravados em áudio e transcritos. A pesquisa contou ainda com o uso de questionários e diário de campo, todavia, a gravação em áudio foi seu principal instrumento de trabalho. Dos dados coletados, emergiram várias questões, como, o pouco domínio do conteúdo conceitual, diversas concepções alternativas entre os professores sobre os conteúdos de astronomia, falta de espaço adequado no ambiente escolar para estudo coletivo e necessidade de reflexão sobre a ação. Para finalizar, sinaliza-se que os conteúdos de astronomia devem ser utilizados nas salas de aula de Ciências, desde que, o planejar da ação docente considere a existência de diversas concepções alternativas sobre a temática, tanto entre os professores, como entre os alunos, e a necessidade, no trabalho docente, de formação continuada permanente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Interno - 346478 - MARTA MARIA CASTANHO ALMEIDA PERNAMBUCO
Externo ao Programa - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externo à Instituição - ZANONI TADEU SARAIVA DOS SANTOS - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/09/2012 11:36
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