Banca de DEFESA: FABIOLA FONTENELE GIRARDI

DISCENTE: FABIOLA FONTENELE GIRARDI
DATA: 27/09/2012
LOCAL: SALA F2/SETOR V/UFRN

A escola sob o olhar da família: relações que se compreendem e se praticam no cotidiano

Família, escola, culturas e cotidiano.

ÁREA: Educação

Este estudo aborda a temática da relação família e escola, sob a perspectiva da família, e tem como objetivos analisar os sentidos atribuídos pelas mães à escola, como espaço de relações plurais, e compreender as relações que as mães constituem culturalmente com as escolas e suas práticas pedagógicas cotidianas. Ao se buscar a compreensão dessa problemática, foram estabelecidos como orientadores os princípios da pesquisa no/do/com o cotidiano. Nesse sentido, privilegiou-se, como interlocutores principais, as mães e os autores como Certeau (1994), Morin (2000) e Freire (1978), dentre outros, na compreensão de que a pluralidade cultural é um  elemento constitutivo da relação complexa entre família e escola pública, pois elas advêm de contextos culturais distintos. No caminhar da pesquisa, se fez uso do procedimento da conversa dialógica como processo de produção e análise das informações. As análises empreendidas ressaltam que as famílias observam a diferença entre espaços culturais e relatam que são oriundas de um contexto sociopolítico distinto do configurado pela escola, vieram do espaço rural e suas vidas foram marcadas pela luta por sobrevivência, sendo o trabalho a atividade prioritária desde a infância. Para as famílias participantes dessa pesquisa, a escola não fez/faz parte do repertório de significação cultural em suas vidas, e os sentidos que elas lhes atribuem, estão em processo de negociação com os seus universos simbólicos. As mães mantêm um discurso de vinculação e pertinência escolar, mas a escola tem o tempo possível em seus cotidianos. Assim, a dinâmica da relação família e escola, se configura como complexa, sendo a ambiguidade nos discursos maternos as marcas de um pensarfazer sobre a escola no qual elas demonstram as maneiras de fazer do homem comum, que envolvem as artes da duplicidade do dizer e fazer, astúcias e antidisciplinas.

Externo à Instituição - DEBORA MARIA DO NASCIMENTO - UERN
Interno - 1149623 - FRANCISCO CLAUDIO SOARES JUNIOR