Banca de DEFESA: ANETE ALVES DA SILVA NOGUEIRA

DISCENTE: ANETE ALVES DA SILVA NOGUEIRA
DATA: 24/09/2012
LOCAL: LOCAL A DEFINIR

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE NATAL: UMA REFLEXÃO SOBRE INSUCESSO E SUCESSO

Educação de Jovens e Adultos; Evasão; Reprovação.

ÁREA: Educação

O presente trabalho teve como objetivo pesquisar o insucesso e o sucesso na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base nos índices de reprovação, aprovação e abandono das escolas do Município de Natal/RN. Foi necessário refletir sobre as razões pelas quais os educandos dessa modalidade estavam abandonando a escola, ficando assim desprovidos do acesso à escolaridade, enquanto outros permaneciam. Assim buscamos conhecer esses sujeitos e seu ambiente escolar. Na busca por esses fatores, iniciamos abordando a política da EJA, fazendo um percurso histórico, evidenciando fatos significativos na história do Brasil e da cidade de Natal. Na construção dos dados para a pesquisa, percorremos caminhos que nos levaram às Secretarias Estadual e Municipal, em busca dos índices de aprovação, reprovação e abandono. Baseados nesses índices escolhemos duas escolas: uma de maior e outra de menor índice de insucesso em relação ao encontrado no município. Pesquisamos o seu funcionamento através de entrevistas com alunos, professores, gestores e funcionários, análise de documentos das secretarias das escolas, e de documentos que regem a modalidade de EJA no município de Natal. Retomando o caminho trilhado, apontamos fatores internos e externos que possam vir a contribuir com o insucesso e o sucesso dos alunos das escolas pesquisadas, ressaltando que o diferencial entre as duas está no trabalho em equipe realizado pela escola que apresenta índice melhor. Apresentamos como aporte as contribuições de Cunha (1999), Beisegel (1974), Fávero (2009), Germano (1989), Haddad, Di Pierro (2000), Paiva (2004), Germano (1982), Martha Kohl (1999), Freire (1992), Ireland (2005), Patto (1992), Pocho (2003), Santos (2003) e documentos oficiais que regem essa modalidade de ensino no Estado do Rio Grande do Norte e na Cidade de Natal.

Externo ao Programa - 1149630 - ANA LUCIA ASSUNCAO ARAGAO
Externo ao Programa - 349111 - MARIA CARMEM FREIRE DIOGENES REGO