Banca de DEFESA: ANDREZA SOUZA SANTOS

DISCENTE: ANDREZA SOUZA SANTOS
DATA: 05/07/2012
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO NEPSA/CCSA/UFRN

INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS INTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DO NATAL/RN: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES OFERECIDAS NO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR

Ingresso. Vestibular. Ensino superior. Pessoas com deficiência.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O número de pessoas com deficiência que tem ingressado no Ensino Superior, no Brasil, aumentou significativamente no início do século XXI. Essa mudança resulta das discussões em torno da implantação da política de educação inclusiva no contexto internacional, inclusive em nosso país, refletindo no campo da pesquisa. A temática começa a se destacar impulsionada pelo aumento do número de matrículas de estudantes com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES). No entanto, a quantidade de estudos ainda é escassa, principalmente no que se refere ao atendimento oferecido pelos candidatos com deficiência no vestibular das IES. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar em que medida as IES da cidade do Natal-RN estão seguindo as recomendações contidas na legislação brasileira, especificamente a do Aviso Circular Nº 277/96-MEC/GM, no que tange às condições oferecidas aos estudantes com deficiência para o processo seletivo vestibular. A investigação caracteriza-se por uma abordagem metodológica qualitativa do tipo Estudo Exploratório. A construção dos dados se deu através da aplicação de questionário, entrevista semiestruturada e análise documental, sendo os dados coletados organizados e interpretados segundo as etapas indicadas por MInayo (1998). Em relação aos resultados, constatou-se que das dez instituições de ensino superior que devolveram o questionário, nenhuma delas possuía reserva de vagas para candidatos com deficiência e, apenas seis afirmaram oferecer Banca Especial no processo seletivo para ingresso na graduação. Dos dezoito editais analisados, somente dois apresentavam informações claras aos candidatos sobre os serviços e recursos oferecidos pela IES a quem solicita atendimento especial para realização das provas. Dos quatro gestores que participaram da entrevista semiestruturada, contatou-se que todos revelaram preocupação em oferecer um processo seletivo igualitário, mas parte deles não demonstrou possuir muito conhecimento acerca da legislação específica. Conclui-se, que há necessidade de os gestores das instituições investigadas cumprirem com a legislação em vigor assegurando aos candidatos com deficiência o direito de concorrer no processo seletivo vestibular, em igualdade de oportunidades, em todas as etapas, desde a inscrição até a correção final das provas. Espera-se, com esta investigação, também contribuir para o avanço das discussões e novos estudos em torno do acesso das pessoas com deficiência ao ensino superior.

Interno - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Externo à Instituição - LAURA CERETTA MOREIRA - UFPR
Interno - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES