Banca de DEFESA: MASSILDE MARTINS DA COSTA

DISCENTE: MASSILDE MARTINS DA COSTA
DATA: 06/07/2012
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO NEPSA/CCSA/UFRN

Ludopoiese e humanescência no educador infantil.

Corporeidade. Humanescência. Ludopoiese. Educador infantil. Vivências humanescentes.

ÁREA: Educação

Este pesquisa tem como objeto de estudo o desenvolvimento de vivências humanescentes no processo de autoformação das professoras da Unidade Educacional Infantil, do Centro de Educação da Universidade Federal do rio Grande do Norte. Apresenta como objetivo geral: descrever e analisar como as vivências humanescentes contribuem e se evidenciam no educador infantil na sua forma de ser, no conviver e na sua prática pedagógica. Como objetivos específicos: identificar as contribuições das vivências humanescentes no educador infantil na sua forma de ser, no conviver e na sua prática pedagógica; Analisar as contribuições das vivências humanescentes para o educador infantil a partir das categorias ludopoiéticas autotelia, autovalia, autofruição, autoterritorialidade e autoconectividade. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa compreendido como uma pesquisa ação existencial, que adota os princípios e fundamentos da etnometodologia e da fenomenologia. Participaram da investigação 16 (dezesseis) professoras, sendo 6 (seis) professoras efetivas, 6 (seis) professoras substitutas e 4 (quatro) bolsistas. Com elas, foram desenvolvidas 6 (seis) vivências humanescentes. Como principais instrumentos destacamos: a observação participante, o jogo de areia, o registro fotográfico e a entrevista semi estruturada. As análises foram centralizadas nas categorias do sistema ludopoiéticos: descritas acima e referenciadas nos fundamentos teóricos elegidos para o estudo. A partir das analises e em respostas aos objetivos do estudo, evidenciamos as seguintes considerações: Os relatos das professoras revelaram que as vivências humanescentes contribuíram para que se tornassem pessoas mais lúdicas, sensíveis, emocionais e amorosas, sendo isto tudo extensivos a sua prática educativa, que passou a ter sentido e significado para a sua vida e de seus educandos. Nesse sentido, evidenciamos que as vivências humanescentes contribuíram para impulsionar a ludopoiese das professoras, revelando na corporeidade mudanças na sua forma de ser, de conviver e na sua prática educativa. Em relação às contribuições das vivências humanescentes para o educador infantil a partir das categorias ludopoiéticas autotelia, autovalia, autofruição, autoterritorialidade e autoconectividade ressaltam-se os seguintes aspectos: Com a autotelia as professoras tornaram mais criativas, recriando suas possibilidades de experienciar intensamente o prazer nos seus modos de viver/conviver encontrando sentido para sua vida; No contexto da autoterritorialidade as professoras propiciaram a concretização dos desejos e expressão de si mesmo ao interagir vivencialmente com o meio e com os outros nos diferentes territórios do processo educacional, em um processo contínuo de demarcações. Em termos da categoria da autoconectividade evidenciamos que as professoras passaram a entrar em sintonia consigo mesmo, com o meio e com as demais professoras em função de um bem comum ao sucesso de metas pessoais, pedagógicas e institucionais promovendo um ambiente harmonioso, afetivo e lúdico. Para a categoria da autovalia se revelaram nas professoras o valor na luta por uma escola mais comprometida com a busca de ser feliz, da felicidade e da alegria de viver; A partir da autofruição as professoras revelaram um autorreconhecimento enquanto ser lúdico, jogando com a beleza na sua vida e permitindo o fluir em plenitude. Destacamos que as considerações acima não se esgotaram no que foi apresentado a partir das riquezas das experiências relevadas pela pesquisa.

Presidente - 349790 - EDMILSON FERREIRA PIRES
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA