Banca de DEFESA: FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO

DISCENTE: FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO
DATA: 30/03/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

O Programa Pró-Letramento e a formação de alfabetizadores: repercussões nas concepções e práticas de professores cursistas.

Formação docente; Formação continuada; Alfabetização

ÁREA: Educação

O presente trabalho objetiva investigar repercussões do Programa Pró-Letramento – Curso Alfabetização e Linguagem nas concepções e práticas de alfabetização de professores cursistas, segundo suas próprias perspectivas. O Programa, que integra a Rede Nacional de Formação do Ministério da Educação e é desenvolvido desde 2006 em parceria com universidades públicas, destina-se à formação de professores que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental da rede pública com a finalidade de qualificar professores para o trabalho com alfabetização com vistas a uma melhoria da qualidade dos processos e resultados de aprendizagem. A investigação assumiu os princípios do paradigma qualitativo de pesquisa e, como metodologia, o Estudo de Caso, sendo o nosso campo empírico uma Escola Pública do Município de Belém do Brejo do Cruz/PB. Os sujeitos do estudo são cinco professoras que participaram do Programa, incluindo a tutora-formadora, responsável por ministrar o curso, e quatro professoras que concluíram esta formação e atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Os dados, construídos mediante análise documental, entrevista semiestruturada individual e coletiva, e observação não-participante, foram analisados a partir de princípios da Análise do Discurso. Com base nesses princípios, entrecruzamos as enunciações das professoras, as proposições do Programa, os registros das sessões de observação realizadas em suas salas de aula e construímos interpretações com base nas teorizações que assumimos como fundamentos de todos os passos do percurso investigativo, dentre as quais destacamos: estudos acerca da formação docente numa perspectiva crítico-reflexiva; formação continuada como processo de desenvolvimento permanente; princípios da abordagem histórico-cultural acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento com a centralidade da linguagem; alfabetização numa perspectiva interacionista. A análise focalizou repercussões do Programa: 1) nas concepções dos professores acerca de 1.1) aprendizagem; 1.2) alfabetização e letramento; e nas concepções e práticas relativas a: 1.3) alfabetização numa perspectiva de letramento e 1.4) apropriação do sistema de escrita. A análise do córpus evidenciou relações de continuidade e descontinuidade, aproximação e distanciamento entre as concepções das professoras e as proposições do Programa, bem como entre as concepções/significações e sentidos enunciados por elas em seus discursos e as práticas relatadas ou observadas. As elaborações enunciadas pelas professoras em relação a cada eixo analisado evidenciam repercussões da formação desenvolvida pelo Programa, ao mesmo tempo em que explicitam lacunas e descompassos em seus processos de apropriação – tanto dos conceitos/pressupostos, como das proposições didáticas. Esses descompassos envolvem as relações de interação e mediação entre formadores e formandos, com suas possibilidades e limites, em torno da complexidade dos objetos de conhecimento propostos pelo Programa, como também vinculam-se a condicionantes sociais, econômicos, políticos e culturais que envolvem, tanto a implementação do programa em cada contexto, como as condições em que são desenvolvidas as práticas de alfabetização nas escolas públicas, o que demanda, além de processos formativos permanentes e acompanhados, investimentos para melhoria das condições de trabalho e valorização docente.

Presidente - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Externo ao Programa - 1149512 - ADELIA DIEB UBARANA