Banca de DEFESA: LIVIA CRISTINA CORTEZ LULA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA CRISTINA CORTEZ LULA DE MEDEIROS
DATA: 29/03/2012
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO NEPSA/CCSA/UFRN
TÍTULO:

LITERATURA E EDUCAÇÃO: O BULLYING NOS CONTOS DE FADA, UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL


PALAVRAS-CHAVES:

Contos de Fada. Educação. Literatura. Bullying 


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo investiga como a leitura de contos de fada pode se constituir um meio para a reflexão sobre o fenômeno bullying presente na vida de escolares. Sua relevância consiste em apresentar o trabalho com a Literatura como alternativa para favorecer o entendimento, de crianças e jovens, a respeito dessa prática de violência, a partir de momentos de discussão, mediados em sala de aula. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da abordagem qualitativa, configurando-se como uma pesquisa bibliográfica, sendo vinculada à análise de conteúdo, no intuito de realizar inferências e construir interpretações a partir do estudo de contos que favoreça a discussão e a reflexão em torno do tema bullying. Para compor este trabalho foram selecionados os seguintes contos: A Gata Borralheira (1812) e Um-olhinho, Dois-olhinhos, Três-olhinhos (1812), dos irmãos Grimm; João-Trapalhão (1837), As Cegonhas (1838) e O Patinho Feio (1844), de Andersen, por possibilitarem uma interface, mais explícita, entre a Literatura e o bullying e por serem histórias inquietantes e desafiadoras, que proporcionam material fecundo para momentos de debate. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Eco (2003), Jouve (2002), Zilberman (2003, 2004), Lajolo (2001), Coelho (2008), Bettelheim (2007), Amarilha (2004), Held (1980), Beaudoin e Taylor (2006), Fante e Pedra (2008), Middelton-Moz e Zawadski (2007), Olweus (2006), Jares (2002, 2006), Beane (2010), La Taille (2006, 2009) e Piaget (1994). As análises mostraram que as características inerentes à Literatura permitem a realização de leituras em que o tema bullying possa ser discutido entre os alunos, de modo a contribuir na formação de crianças e jovens capazes de refletir sobre a violência entre pares. Essa alternativa é possível, especialmente pelo envolvimento promovido pela leitura de textos literários, de maneira a permitir que os alunos enxerguem, a partir da ficção, possibilidades de mudança. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350833 - MARLY AMARILHA
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externo à Instituição - RITA VIEIRA DE FIGUEIREDO - UFC
Notícia cadastrada em: 08/03/2012 11:00
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