Banca de DEFESA: TEREZINHA MARTINS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEREZINHA MARTINS DA SILVA
DATA: 19/01/2012
HORA: 10:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE NEGRA DE SIBAÚMA: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva


PALAVRAS-CHAVES:

afrodescendente, comunidade, escola, educação


PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As comunidades negras, hoje denominadas quilombolas, estiveram por muito tempo segregadas em distanciamentos sociais e culturais com relação aos demais agrupamentos do país. Gradativamente, o estabelecimento de políticas públicas tem possibilitado a inserção dessas comunidades em novas instancias sociais, favorecendo a melhoria dos níveis de aprendizagens. No intuito de conhecer o percurso da escola em relação ao seu entorno, este trabalho apresenta, uma reflexão sobre a trajetória educacional da Escola Municipal Padre Armando de Paiva, inserida num contexto de afrodescendência na comunidade denominada Sibaúma, município de Tibau do Sul - RN, caracterizada como objeto deste estudo. Metodologicamente, a pesquisa se circunscreve na pesquisa descritiva da reconstrução histórica da escola, considerada um caso merecedor de análise. A partir de uma reflexão sobre a presença dos afrodescendentes no Brasil e no Rio Grande do Norte, o estudo apresenta também informações sobre a educação brasileira. Por fim, apresenta as trajetórias direcionadas para a análise das condições físicas, a dinâmica da matrícula, da evasão e da repetência do seu alunado e da qualificação do seu corpo técnicopedagógico. A pesquisa elegeu para análise períodos letivos quinquenais, cuja série se inicia no ano de mil novecentos e oitenta e termina no ano de dois mil e dez.
Palavras chave: afrodescendente, comunidade, escola, educação
As comunidades negras, hoje denominadas quilombolas, estiveram por muito tempo segregadas em distanciamentos sociais e culturais com relação aos demais agrupamentos do país. Gradativamente, o estabelecimento de políticas públicas tem possibilitado a inserção dessas comunidades em novas instancias sociais, favorecendo a melhoria dos níveis de aprendizagens. No intuito de conhecer o percurso da escola em relação ao seu entorno, este trabalho apresenta, uma reflexão sobre a trajetória educacional da Escola Municipal Padre Armando de Paiva, inserida num contexto de afrodescendência na comunidade denominada Sibaúma, município de Tibau do Sul - RN, caracterizada como objeto deste estudo. Metodologicamente, a pesquisa se circunscreve na pesquisa descritiva da reconstrução histórica da escola, considerada um caso merecedor de análise. A partir de uma reflexão sobre a presença dos afrodescendentes no Brasil e no Rio Grande do Norte, o estudo apresenta também informações sobre a educação brasileira. Por fim, apresenta as trajetórias direcionadas para a análise das condições físicas, a dinâmica da matrícula, da evasão e da repetência do seu alunado e da qualificação do seu corpo técnicopedagógico. A pesquisa elegeu para análise períodos letivos quinquenais, cuja série se inicia no ano de mil novecentos e oitenta e termina no ano de dois mil e dez.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - UFPB
Interno - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
Interno - 347267 - MARTA MARIA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 15/12/2011 11:45
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