Banca de DEFESA: NORMA PATRICYA LOPES SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NORMA PATRICYA LOPES SOARES
DATA: 19/12/2011
LOCAL: A DEFINIR

Dimensões didática, afetiva e formativa de docência que tecem as representações sociais entre licenciandos da UFPI.

Representação Social. Docência. Sociogenética

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O objetivo desse estudo consistiu em analisar a representação social de docência para os estudantes dos primeiros anos de cursos de Licenciaturas em Pedagogia, Letras e Biologia. O campo dessa pesquisa foi a Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos no ano de 2009. Para o atendimento do objetivo acima proposto foi utilizado a teoria das representações sociais para apreensão dos elementos constitutivos de tais representações conforme Moscovici e colaboradores, considerando-se aqui a contribuição de Abric com sua Teoria do Núcleo Central e Wagner com a Teoria da Sociogênese. Os dados foram coletados em duas fases: inicialmente através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) da qual 100 sujeitos evocaram suas representações de docência por meio dos termos indutores ‘dar aula’, ‘aluno’ e ‘professor’. Para o tratamento desses dados utilizamos o software EVOC que permitiu detectar os elementos do núcleo central e concluir ser a Representação Social de Docência a de um trabalho executado por um mestre/educador que transmite, direcionado a um aprendiz que aprende, circunscrito à escola envolvendo o aluno com todas as suas virtudes de ser inteligente, interessado, e dedicado e o professor amigo, sábio portador de conhecimento e também inteligente. Depois, por meio do Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) apenas 10 sujeitos fizeram as classificações das 25 palavras mais evocadas na primeira fase, para a análise dos dados do PCM com a utilização do software SPSS utilizamos Análise Estatística Multidimensional (MSA) para a Classificação Livre constatamos três dimensões da Representação Social de Docência: a Didática, cujos focos são educador e aluno estando sobrepostos significando a indissociabilidade desses elementos, a Afetiva apresenta elementos inerentes ao docente tendo o amor como o ponto forte dessa dimensão, e a Formativa, ao mesmo tempo é ambígua e ambivalente porque é um profissional vocacionado que tem a responsabilidade de ajudar o aluno a obter educação; para a Classificação Dirigida com Análise da Estrutura de Similitude (SSA), apreendemos que a docência é uma profissão que se materializa na sala de aula, o que é extremamente verdadeiro porque a ação docente acontece nesse espaço, pressupondo um educador atencioso, amoroso, alegre, capacitado, vocacionado, paciente, companheiro, responsável, dedicado, compromissado, que tenha sabedoria e saiba ensinar e ajudar o aluno através do diálogo para que haja estudo e aprendizado, tudo isso para que ocorra o resultado da docência, que é a educação de forma disciplinar. Os resultados apontam para uma representação social bem tradicional do que seja o papel docente, o papel discente e da própria relação de ensinar e aprender por meio do ato de dar aula. Reside nesta assertiva a confirmação de que a estrutura da Representação Social de Docência para os sujeitos investigados espelha as condições sociogenéticas que as engendraram, e que estas permeiam sua organização estrutural, no determinado momento-contexto em que a representação social foi captada.

Presidente - 6423406 - MARIA DO ROSARIO DE FATIMA DE CARVALHO
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interno - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA