Banca de DEFESA: ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS
DATA: 12/09/2011
HORA: 15:00
LOCAL: SALA F2/SETOR V/UFRN
TÍTULO:

 

AS MÚLTIPLIAS FACES DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A
DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO AMBIENTAL DO IFRN EM DOIS POLOS DE APOIO
PRESENCIAL

AS MÚLTIPLIAS FACES DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ADISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EMGESTÃO AMBIENTAL DO IFRN EM DOIS POLOS DE APOIOPRESENCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

percepções, dificuldades, motivações, evasão, educação a distância


PÁGINAS: 168
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a evasão em cursos superiores oferecidos
através da educação a distância em um contexto marcado por profundas mudanças nas mais
diversas esferas da sociedade e pelo crescimento desordenado dessa modalidade educativa.
Para isso, toma como objeto de análise a realidade dos alunos do curso de Tecnologia em
Gestão Ambiental oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Norte através da educação a distância nos polos de apoio presencial localizados
nas cidades de Mossoró e Martins. No desenvolvimento desta pesquisa de campo, faz uso de
estratégias de coleta de dados variadas, como: a observação participante da realidade; a
análise dos documentos referentes à educação a distância e ao curso de Tecnologia em Gestão
Ambiental; e a aplicação de questionários com os alunos evadidos e com os alunos que
permaneceram no curso. Os resultados dessa pesquisa nos permitem afirmar que a evasão em
cursos superiores a distância é, predominantemente, fruto de uma combinação de aspectos
inerentes ao desenvolvimento do curso, dificuldades de ordem pessoal enfrentadas pelos
alunos durante o período em que frequentam o curso e elementos inerentes ao contexto em
que o curso e os alunos estão inseridos, podendo haver situações específicas em que o aluno
evade devido à influência de um único aspecto, seja ele inerente ao desenvolvimento do
curso, de ordem pessoal, ou ainda, um fator determinado pelo contexto em que o curso ou o
aluno está inserido.
Palavras-chave: percepções, dificuldades, motivações, evasão, educação a distância

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a evasão em cursos superiores oferecidosatravés da educação a distância em um contexto marcado por profundas mudanças nas maisdiversas esferas da sociedade e pelo crescimento desordenado dessa modalidade educativa.Para isso, toma como objeto de análise a realidade dos alunos do curso de Tecnologia emGestão Ambiental oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RioGrande do Norte através da educação a distância nos polos de apoio presencial localizadosnas cidades de Mossoró e Martins. No desenvolvimento desta pesquisa de campo, faz uso deestratégias de coleta de dados variadas, como: a observação participante da realidade; aanálise dos documentos referentes à educação a distância e ao curso de Tecnologia em GestãoAmbiental; e a aplicação de questionários com os alunos evadidos e com os alunos quepermaneceram no curso. Os resultados dessa pesquisa nos permitem afirmar que a evasão emcursos superiores a distância é, predominantemente, fruto de uma combinação de aspectosinerentes ao desenvolvimento do curso, dificuldades de ordem pessoal enfrentadas pelosalunos durante o período em que frequentam o curso e elementos inerentes ao contexto emque o curso e os alunos estão inseridos, podendo haver situações específicas em que o alunoevade devido à influência de um único aspecto, seja ele inerente ao desenvolvimento docurso, de ordem pessoal, ou ainda, um fator determinado pelo contexto em que o curso ou oaluno está inserido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2179219 - MARIA DAS GRACAS PINTO COELHO
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 350833 - MARLY AMARILHA
Externo à Instituição - MARIA ANTONIA TEIXEIRA DA ROCHA - UERN
Externo à Instituição - EMÍLIA MARIA DA TRINDADE PRESTES - UFPB
Externo à Instituição - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Externo à Instituição - EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND - UFPB
Notícia cadastrada em: 06/09/2011 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao