Banca de DEFESA: MARCUS VINICIUS DE FARIA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINICIUS DE FARIA OLIVEIRA
DATA: 24/08/2011
LOCAL: SALA F2 SETOR V

PENSAMENTO TEÓRICO E FORMAÇÃO DOCENTE: apropriação de saberes da tradição lúdica na perspectiva da teoria da atividade e da formação das ações mentais por etapas de P. Ya. Galperin

Aprendizagem. Desenvolvimento Profissional. Formação. Teoria da Atividade.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O estudo investigou a possibilidade de se organizar uma unidade didática para formação da habilidade de identificar e explicar os jogos populares tradicionais no processo de formação do licenciado em educação Física. Teve como premissa básica a tese formulada Piorte Yakovleviche Galperin que a condição fundamental que determina o modo de pensar do aluno e que estrutura o pensamento teórico, se dá a partir do método de organização da atividade as quais formam a base orientadora das habilidades que se assimila. A partir deste prssuposto o estudo defendeu a tese de que os conteúdos dos jogos populares tradicionais podem ser organizados segundo o enfoque sistêmico funcional-estrutural como via para se planejar uma unidade didática que contribua com o desenvolvimento do pensamento teórico e com o desenvolvimento profissional dos licenciando em Educação Física. Neste sentido, o objetivo geral foi estudar e desenvolver uma proposta de formação da habilidade de identificar e explicar os jogos populares tradicionais para professores de educação física orientada a contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico.   No processo de construção da tese, em um primeiro momento determinou-se a invariante conceitual do conteúdo dos jogos populares tradicionais, a partir do método de análise da atividade. Logo em seguida,  organizou-se o conteúdo do jogos populares tradicionais segundo o enfoque sistêmico funcional-estrutural, revelado  as propriedades essenciais, os elementos e níveis de relação. Estes procedimentos forneceram elementos para a construção do conceito jogos populares tradicionais, que por sua vez foi a base para o planejamento de uma unidade didática para a formação da habilidade em estudo. Essas estratégias possibilitam se construir um conjunto de proposições para argumenar a tese que defendemos na pesquisa. Como resultdo para os avanços no conhecimento da formação do profissional de educação física o estudo apresentou as seguintes contribuições: formulou uma proposta de ensino para desenvolver a habilidade de identificar jogos populares tradicionais enquanto contribuição histórico-cultural e de desenvolvimento do indivíduo na formação inicial do professor de educação física, sintonizada com as demandas formativas e de aproveitamento de conhecimento que esse nível de ensino exige, e definiu e organizou o conhecimento dos jogos populares tradicionais o que possibilita um ensino capaz de elevar as capacidades cognoscitivas e o pensamento teórico da personalidade do licenciando em Educação Física.

Interno - 1220965 - FRANCISCA LACERDA DE GOIS
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo à Instituição - MARTA GENU SOARES ARAGÃO - UEPA