Banca de DEFESA: ANA TERESA SILVA SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA TERESA SILVA SOUSA
DATA: 16/08/2011
HORA: 14:30
LOCAL: SALA F2/SETOR V/UFRN
TÍTULO:
A díade saberes e práticas docentes: um estudo de suas inter-relações.

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores. Pesquisa colaborativa. Formação de conceitos. Prática docente. 


PÁGINAS: 368
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O estudo que apresentamos, intitulado A díade saberes e práticas docentes: um estudo de suas inter-relações, trata da relação entre os saberes conceituais de professor e docência e as práticas docentes. Teve como objetivo investigar a relação entre os significados conceituais relativos a professor e docência e a prática docente de três (03) professoras do Ensino Fundamental que atuam em escolas públicas da cidade do Natal. Realizamos uma pesquisa colaborativa, de natureza qualitativa, com foco na colaboração e reflexão crítica, tendo os princípios da teoria sócio-histórica e a metodologia conceitual de Ferreira (2009) como suporte analítico para as reflexões que realizamos sobre os conceitos de professor e docência, assim como sobre a arqueologia desses conceitos. Fizemos uso dos seguintes procedimentos metodológicos: Autobiografias de Formação, Ciclos de Estudos Reflexivos, Observação Colaborativa e Sessões Reflexivas. O corpus de análise se constituiu das informações obtidas por meio desses procedimentos metodológicos, acrescidos do processo colaborativo reflexivo e crítico. Os estudos que realizamos permitiram ampliar nosso conhecimento relativo ao significado conceitual de professor e de docência, porém nem todas nós conseguimos (re)elaborar esses significados no estágio conceitual, fato compreensível se voltarmos o olhar para as nossas Autobiografias de Formação, as quais revelaram que o processo de elaborar conceitos não fez parte do nosso percurso formativo. Os momentos dedicados para tal finalidade não foram suficientes porque esse processo de elaboração de conceitos demanda tempo e um longo aprendizado, nem sempre atingido de uma só etapa de estudo, fato comprovado nos estágios diferenciados de nossas elaborações conceituais. As práticas docentes que analisamos caracterizaram-se como predominantemente heterogêneas, fundamentadas ora nos significados dos conceitos de professor e de docência, internalizados anteriormente, ora nos (re)elaborados, determinando muitas vezes situações conflituosas e contraditórias. Quanto ao processo reflexivo colaborativo vivenciado por nós durante as Sessões Reflexivas, a predominância foi da reflexão técnica e prática, mas em alguns momentos refletimos criticamente sobre as práticas docentes, graças à instauração do processo de colaboração por nós vivenciado. Destacamos a importância que tem a pesquisa colaborativa para formação e desenvolvimento profissional de professores de modo geral. No caso desta pesquisa, crescemos como profissionais e enquanto pessoas, aprendendo juntas a refletir colaborativamente, argumentar, contra-argumentar, reformular concepções e conceitos, objetivando a transformação de nossa prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345843 - MARIA SALONILDE FERREIRA
Interno - 1220965 - FRANCISCA LACERDA DE GOIS
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Interno - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Externo à Instituição - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA - UFPI
Externo à Instituição - MARIA DA GLÓRIA SOARES BARBOSA DE LIMA - UFPI
Notícia cadastrada em: 02/08/2011 16:50
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