Banca de DEFESA: CESAR QUINTAO FROES - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CESAR QUINTAO FROES

DATA: 25/03/2011

HORA: 14:30

LOCAL: ANFITEATRO B DO CCET/UFRN

TÍTULO:

DIMENSÃO EDUCATIVA DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DA ASSOCIAÇÃO DE BORDADEIRAS DO SERIDÓ - ABS - CAICÓ/RIO GRANDE DO NORTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes. Processo Educativo. Trabalho Artesanal. Bordado. Caicó-RN


PÁGINAS: 355

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

O presente estudo aborda questões sobre a dimensão educativa do trabalho e seus
processos de organização e gestão pelos próprios trabalhadores. Tem como objetivo
compreender como os saberes e os processos pedagógicos, na perspectiva da
práxis educativa. Constituem-se em elementos de uma nova cultura do trabalho nos
processos de organização e gestão de trabalho pelos trabalhadores no espaço da
Associação das Bordadeiras do Seridó (ABS) / Caicó - RN. Adota, como referencial
teórico-metodológico, a abordagem do estudo de caso, privilegiando o procedimento
da entrevista semi-estruturada, tendo sido realizada com seis bordadeiras da ABS.
O estudo nos revela que os processos educativos de aprendizagem e de construção
de saberes, no e pelo trabalho, e se desenvolvem em redes de trocas de
experiências no espaço de um empreendimento econômico solidário e criam
elementos de uma cultura do trabalho muito peculiar aos trabalhadores que ali
atuam. As bordadeiras aprendem a bordar bordando e esse aprendizado é, muitas
vezes, influenciado por condições de vida, local de residência e trabalho infantil na
área rural, bem como pela migração para a área urbana, particularmente para Caicó.
A relação de saber é central no aprendizado do bordado, significando uma relação
social fundamentada nas diferenças de saberes vinculadas à posição que se ocupa,
e envolve a parcelarização ou divisão do trabalho, em que cada artesã domina cada
etapa do bordado, tipo de ponto ou tipo de máquina, com clara e rígida separação
entre decisão, execução e repetitividade dos movimentos da máquina. São
focalizadas categorias que correspondem à atual configuração do trabalho no
capitalismo flexível: a encomenda e, o trabalho domiciliar. Grande parte da produção
do bordado, atualmente, é efetivada para atender a uma encomenda determinada
que se constitua em meta de produção sendo, pois, trabalho domiciliar. Outra
categoria importante é o tempo do bordado: tempo e experiência que está no cerne
do eu profissional e de sua representação do saber de ofício/profissão; tempo
concebido como um processo de aquisição de certo domínio do trabalho e de certo
conhecimento de si mesmo, tempo somados às modificações que foram sendo
impostas na prática, pelas novas características nos móveis e roupas de cama e
mesa, pela introdução dos novos meios de comunicação e da influência disso em
seu trabalho. Assim, esse estudo reúne eixos da articulação entre saberes,
processos educativos e organização do trabalho artesanal de bordados que
permitem concluir, em relação ao estudo de caso da ABS, com suas peculiaridades:
a atividade artesanal do bordado percebida como profissão, fonte de renda informal
- onde não há emprego disponível, e como atividade transitória enquanto estudo,
trabalho domiciliar e “trabalho flexível”


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Externo ao Programa - 350694 - MUIRAKYTAN KENNEDY DE MACEDO
Externo à Instituição - GAUDÊNCIO FRIGOTTO - UERJ
Externo à Instituição - JOSÉ FRANCISCO DE MELO NETO - UFPB
Notícia cadastrada em: 15/04/2011 09:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao