Banca de DEFESA: JOADSON MARTINS DA SILVA - (Retificação)

DISCENTE: JOADSON MARTINS DA SILVA

DATA: 01/03/2011

LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/CCSA/UFRN

CONSCIÊNCIA CORPORAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO.

Consciência corporal. Lutas. Conhecimento sobre o corpo.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

A investigação sobre a consciência corporal na Educação Física escolar teve como objetivo principal relatar uma possibilidade de intervenção desta, relacionando-a diretamente aos conteúdos da Educação Física e considerando-a como um tema transversal nesta pesquisa. Neste escopo, especificamente trabalhamos com dois conteúdos da Educação Física - o conhecimento sobre o corpo e as lutas. No decorrer do estudo, discutiremos as estratégias pedagógicas para a tematização da consciência corporal nos referidos tópicos. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos as seguintes questões de estudo: como é tratada a consciência corporal na Educação Física e como tem sido abordada nas intervenções pedagógicas? Quais as dificuldades encontradas para a tematização da consciência corporal nos diferentes assuntos da Educação Física escolar? Como a consciência corporal tematizada nos conteúdos da Educação Física escolar é recebida pelos alunos e quais as atitudes demonstradas por estes no desenvolvimento das aulas? Partindo das questões de estudo, recorremos aos seguintes recursos metodológicos: observação participante, entrevistas, registros fotográficos, debates, exibição de filmes, dramatizações e dinâmicas, os quais foram realizados para estimular a reflexão crítica dos alunos a respeito do seu corpo e do corpo das outras crianças. A pesquisa com características etnográficas foi desenvolvida em duas escolas públicas: uma de ensino fundamental I, no município de Natal e outra do ensino fundamental II, realizada no município de João Câmara, no interior do estado do Rio Grande do Norte. Desenvolvemos uma estrutura para que as três dimensões dos conteúdos conceitual, procedimental e atitudinal fossem vivenciadas pelos alunos. O trabalho foi estruturado em cinco capítulos. No primeiro, fizemos uma introdução para justificar as motivações que nos levaram a escrever sobre a consciência corporal na escola. No segundo capítulo, discorremos a respeito da reflexão corporal e suas possibilidades de compreensão, refletindo sobre o corpo e sobre como a consciência deste vem sendo tratada nas aulas de Educação Física escolar. No terceiro capitulo, tratamos da consciência corporal e do diálogo com a Educação Física, no qual fizemos uma abordagem teórica, a partir de autores como: CLARO (1988), NÓBREGA (2000), ARAGÃO (2004), MELO (2006), LORENZETTO E MATTHIESEN (2008), a fim de situar a consciência corporal e sua relação com a Educação Física escolar. No quarto capitulo, falamos sobre a consciência corporal tematizada nos conteúdos da Educação Física escolar: o conhecimento sobre o corpo e as lutas. Apresentamos as experiências pedagógicas desenvolvidas na escola e discutimos com autores como OLIVIER (2000), DARIDO e RANGEL (2008), dentre outros, acerca de como é feita a reflexão sobre o corpo partindo destas vivências. O quinto capítulo foi destinado às considerações finais, no qual concluímos que a consciência corporal, tratada na Educação Física escolar pelos aspectos socioculturais e históricos, contribuirá na construção de um novo homem, de um novo corpo e de uma nova sociedade.  Embora a consciência corporal seja trabalhada em alguns momentos da Educação Física, pautada nas práticas corporais de conscientização ou  alternativas; em nossa proposta, apontamos outra perspectiva para se trabalhar a consciência corporal, trazendo elementos dela para permear e atravessar todos os conteúdos da Educação Física. No trabalho pode se observar uma sugestão para que essas experiências sejam desenvolvidas por outros profissionais de Educação Física, obviamente adaptando as atividades às faixas etárias e ao nível educacional dos alunos.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA
Externo ao Programa - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - ELAINE MELO DE BRITO COSTA LEMOS - UEPB