Banca de DEFESA: MOYSÉS DE SOUZA FILHO

DISCENTE: MOYSÉS DE SOUZA FILHO

DATA: 01/03/2011

LOCAL: A DEFINIR

A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E PERSPECTIVAS ATUAIS.

Ensino Médio; Educação Física; Componente Curricular.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

Ao longo do tempo a Educação Física no IFRN tem considerado o esporte como única possibilidade pedagógica de ação. No proposito de investigar os aspectos que     determinaram tal condição, este trabalho objetivou analisar a trajetória histórica da Educação Física no âmbito institucional e suas perspectivas atuais no IFRN. Nesse sentido, foram abordadas as seguintes as questões de estudo: Quais os aspectos politico pedagógicos que influenciaram a trajetória histórica da Educação Física no IFRN? Como a experiência pedagógica no campus Mossoró se contextualizou com as perspectivas de transformação curriculares propostas para o Ensino Médio? Qual o perfil pedagógico da Educação Física nos IF’S brasileiros? e Quais as perspectivas de consolidação da Educação Física como componente curricular contextualizado ao projeto político pedagógico institucional do IFRN? O grupo de colaboradores da pesquisa se constituiu de 37 sujeitos. Desses, 16 são professores de Educação Física do IFRN, onze dos quais com mais de quinze anos de atuação na instituição e de cinco professores recém-concursados que atuam nos campi da primeira fase da expansão institucional; Dois são professores de Educação Física aposentados do IFRN e  um professor da área técnica do quadro de professores ativos do instituto; Um gestor acadêmico e  quatro pedagogos do campus Mossoró além de alguns professores de Educação Física de outros Institutos Federais do Brasil, sendo três da região centro sul e cinco da região nordeste. O percurso metodológico do trabalho associou a pesquisa ex-post-facto para o relato da experiência considerando que a sua descrição ocorreu após o experimento realizado [...], todavia os procedimentos lógicos do delineamento ex-post-facto são semelhantes aos dos experimentos propriamente ditos (GIL, 1994, p.75), com os fundamentos da pesquisa descritiva qualitativa para as entrevistas e os questionários unidades de registro da investigação correlacionadas ao tema da pesquisa como unidade de contexto, visto que a descrição qualitativa de um fenômeno [...] leva em consideração todos os componentes de uma situação em suas interações e influencias reciprocas (ANDRÉ, 1995 p. 17). A técnica da análise do Discurso foi empregada nas falas dos colaboradores da pesquisa e analisadas considerando [...] um dado tipo de discurso, em determinadas circunstancias, ou condições de produção (BARDIN, 1977 p. 210). A análise dos dados nos possibilitou inferir que os pressupostos teóricos metodológicos da pratica pedagógica da Educação Física no IFRN precisam ser revistos e que se faz necessário a contextualização com os princípios curriculares do projeto político pedagógico institucional, com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e com a produção teórica da Educação Física brasileira. A prática pedagógica dos Institutos Federais considera o esporte como conteúdo hegemônico no planejamento curricular da Educação Física. A experiência pedagógica desenvolvida no Campus Mossoró esteve contextualizada com as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio e com as transformações teóricas da Educação Física brasileira. Concluímos que se faz necessário uma ação coletiva do grupo de professores para transformar o perfil pedagógico da Educação Física do IFRN além do respaldo institucional para que seja possível consolidar a Educação Física como componente curricular nas atuais dimensões de sociedade, ser humano, educação, ciência, tecnologia e trabalho propostos pelos princípios filosóficos e epistemológicos do Projeto político pedagógico do IFRN.

Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Externo à Instituição - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA - UFPB