Banca de DEFESA: MARCIA DE PAULA BRILHANTE PORTELA SBRUSSI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARCIA DE PAULA BRILHANTE PORTELA SBRUSSI

DATA: 10/12/2010

LOCAL: SALA F2 - SETOR V/CCSA/UFRN

O bordado de uma prática: A pedagogia Freinet e a formação do professor comprometido.

Educação. Pedagogia Freinet. Ensino Superior. Formação de professor. Práticas pedagógicas.

ÁREA: Educação

A pesquisa O bordado de uma prática: a pedagogia Freinet e a formação do professor comprometido tem como objeto de estudo a formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Universidade Potiguar (Natal RN), utilizando a pedagogia Freinet como fundamento principal. Seus objetivos são compreender as bases teórico-práticas da Pedagogia Freinet que alicerçam a formação de professores, percebendo os desafios e possibilidades de utilização dos seus princípios e técnicas numa experiência formativa com alunos do Curso de Pedagogia da UnP, assim como discutir como a pedagogia Freinet contribui na intervenção docente dos alunos do Curso de Pedagogia durante a sua prática pedagógica no estágio supervisionado. Ao longo da tese busca-se responder duas questões principais: Como são desenvolvidos, no curso de Pedagogia da Universidade Potiguar - UnP, os estudos sobre os fundamentos e as práticas pedagógicas relacionadas à Pedagogia Freinet? E como acontece a prática pedagógica de professores em processo educativo de formação inicial no Curso de Pedagogia da UnP, após conhecerem as particularidades e a aplicabilidade da Pedagogia Freinet? Para responder a essas questões foi criado um Grupo de Estudos Freinetianos que contou com a participação assídua de seis alunas, bem como foi realizada observação e orientação sobre a utilização dos princípios freinetianos durante o Estágio Supervisionado. Entende-se que a formação de professores a partir da pedagogia Freinet configura-se como crítico-emancipatória e se volta para a formação social do professor democrático. Como referencial teórico utilizou-se obras de Célestin Freinet (com destaque para A Educação do Trabalho, Para uma Escola do Povo, Pedagogia do Bom Senso e As Técnicas Freinet da Escola Moderna); além de outros autores com quem dialogou-se (FREIRE; ELIAS; PIRES; CUNHA; PEREIRA; PIMENTA; LIBÂNEO; GADOTTI; DEMO; SAVIANI; NÓVOA; SACRISTÁN E GÓMEZ; ZEICHNER; TAVARES; JARES; SOUZA; GARCIA E SANTIAGO). O pressuposto da tese é: formar professores com princípios freinetianos contribui para uma prática humanística e uma educação transformadora. A tese defende que a formação de professores, como pessoas em constante processo de convivência interativa, atravessa a obra freinetiana e a visão humanística de Célestin Freinet é essencial para influenciar uma prática pedagógica comprometida com uma educação transformadora. A metodologia é de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN), parte do “tateamento experimental” (FREINET; POURTOIS; DESMET; PIRES), e procede a um Estudo de Caso (ANDRÉ; YIN) associando referenciais teóricos como a “escuta sensível” (BARBIER), a “relação com o saber” (CHARLOT), a noção de “artesão intelectual” (MILLS), e a “categorização conceitual” da documentação segue a orientação de Bardin. As entrevistas e observações (MAY) foram procedimentos importantes e essenciais para a construção da documentação, pois propiciaram elementos reflexivos para a discussão dos dados, tendo-se como parâmetros norteadores os invariantes pedagógicas e o trabalho de tateamento experimental desenvolvido por Freinet. Os resultados da pesquisa evidenciam que os princípios e práticas da pedagogia Freinet são os grandes referenciais para a formação pedagógica das alunas participantes, ressaltando-se que nas práticas desenvolvidas no Estágio Supervisionado as atividades, tarefas e projetos referenciados na pedagogia Freinet concorreram para o processo de interação e partilha entre as alunas em formação, as professoras das escolas e as crianças com quem estagiaram num clima de respeito e liberdade de expressão, onde a palavra da criança foi valorizada. Considera-se que a formação teórico prática no curso de Pedagogia da UnP pode contribuir para dinamizar os estudos e pesquisas sobre a formação de professores a partir das bases formativas em Freinet.

Presidente - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Externo à Instituição - MARIA ANTONIA TEIXEIRA DA ROCHA - UERN