Banca de DEFESA: NIVEA PRISCILLA OLINTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NIVEA PRISCILLA OLINTO DA SILVA

DATA: 25/10/2010

HORA: 09:00

LOCAL: A DEFINIR

TÍTULO:

A LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Conflitos emocionais. Desenvolvimento emocional. Formação do leitor. Leitura de literatura.


PÁGINAS: 214

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

Esta dissertação investiga as contribuições da leitura de literatura infantil na
problematização das experiências e conflitos emocionais de crianças de
educação infantil. Sua relevância consiste em oferecer subsídios ao trabalho
pedagógico com a leitura de literatura nas séries iniciais, com o intuito de
ampliar a competência do professor para explorar o texto literário em sua
natureza problematizadora e enriquecedora das experiências e conflitos
emocionais da criança. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da
pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. A pesquisa
realizou-se em uma turma de nível V de educação infantil, com 28 alunos de
faixa etária de 5 e 6 anos de idade, em escola pública de Natal-RN (Brasil). Os
instrumentos utilizados foram: gravação em áudio, diário de campo, entrevistas.
As aulas realizadas se constituíram em 17 sessões de leitura de contos
clássicos, contemporâneos, fábulas e lendas, com a utilização de diferentes
estratégias didáticas. Essas sessões foram desenvolvidas conforme a
experiência de leitura por andaime (scaffolding), descrita por Graves & Graves.
Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (1997/ 2006),
Bettelheim (2004), Coelho (1987/2000), Damásio (2005), Del Nero (2003), Eco
(1994/2006), Held (1980), Iser (1996), Jauss (2002), Stierle (1979), Wallon
(2007), Telles (2006), Yunes (2003), Zilberman (1987). As análises assinalaram
que a leitura de literatura em sala de aula se constituiu como um território
privilegiado de inclusão da subjetividade do leitor, das suas experiências
emocionais e de seus conflitos na trama da história, de forma a auxiliar as
crianças a refletirem e se apropriarem de estratégias para lidar com sua
realidade interior. Evidencia a leitura literária como atividade experiencial e
formativa, que auxilia a criança a compreender sua realidade emocional,
através do processo de identificação, exteriorização e catarse, em que a
experiência estética, proposta pelo texto, propicia ao leitor o autoconhecimento,
ampliando a percepção sobre sua realidade interior e exterior e lhe oferecendo
capital emocional para lidar com as adversidades da vida. É salutar destacar
que as discussões propostas em sala de aula se configuraram como campo de
confronto de experiências, em que os leitores tiveram a possibilidade de
compartilhar suas vivências, suas dores e seus sofrimentos com outros que
experienciaram os mesmos problemas, auxiliando-os na construção de
estratégias que melhor orientem sua atuação sobre o meio.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externo à Instituição - ANA MARIA SÁ DE CARVALHO - UFC
Externo ao Programa - 1529226 - ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD
Presidente - 350833 - MARLY AMARILHA
Notícia cadastrada em: 05/10/2010 10:29
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