Banca de DEFESA: PATRICIA GALLO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PATRICIA GALLO

DATA: 03/09/2010

LOCAL: SALA F2 SETOR V

TÍTULO:

OBJETOS DE APRENDIZAGEM E ALFABETIZAÇÃO: A PROPOSIÇÃO DE UM ENCONTRO.


PALAVRAS-CHAVES:

Objeto de Aprendizagem; Leitura e Escrita; Fracasso Escolar em Alfabetização.


PÁGINAS: 120

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

O presente estudo investiga o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
(OA) para a alfabetização de crianças. Objetiva conhecer na concepção de
professores alfabetizadores, quais os fatores determinantes do fracasso
escolar na alfabetização no campo de pesquisa e no Brasil, bem como
identificar atividades significativas no processo de alfabetização de
crianças para servirem de apoio à construção de um conjunto de OA.
Refere-se a uma pesquisa exploratória, que se configura como um estudo de
caso de cunho qualitativo, inspirada, em parte, na pesquisa-ação descrita
por Thiollent (2003), realizada com dez professores das séries iniciais do
ensino fundamental, numa escola municipal da rede pública de ensino na
cidade de Parnamirim/RN. Emprega como opções metodológicas, na coleta de
dados, o questionário e o grupo focal, na análise dos dados, a
reflexividade sugerida por Szymanski (2001; 2008) e a análise de conteúdo,
orientada por Bardin (2002). Na construção de OA, acompanha a escada de
desenvolvimento sugerida por Garrett (2000). Pauta na
multidisciplinaridade seu referencial teórico e promove um diálogo
conceitual sobre Alfabetização; Letramento; Fracasso escolar em
Alfabetização; Prática Pedagógica em Alfabetização; Pensamento e
Linguagem; Multimídia e Hipermídia; Objeto de Aprendizagem. Entende o ato
educativo em alfabetização como um ato de amor, de coragem e de interação
social entre os sujeitos - educador e educando, para que haja a apropriação do objeto de conhecimento nas relações com o mundo e com a experiência vivida, por meio de uma prática pedagógica que assuma os diferentes saberes, o ideal
político de forma ética, os esquemas de pensamento do educando, e que
possa fazer uso de materiais didáticos que apóiem a aprendizagem e estejam
coerentes com os objetivos educacionais (FREIRE, 1998; FREINET, 1976;
VYGOTSKY, 1998; FERREIRO e TEBEROSKY, 1985; JONASSEN, 2000; WILEY, 2001).
Reconhece, através da concepção dos professores, cinco designações de
responsabilidade sobre o fracasso escolar em alfabetização, sendo três
intraescolares: professor; coordenador e diretor; aluno, e duas
extraescolares: pais/família; instância e gestão pública. Apresenta um
conjunto de OA, com base na abordagem construtivista, desenvolvido a
partir da identificação de atividades consideradas significativas pelos
professores no processo de ensino-aprendizagem em alfabetização. Sugere o
uso de OA na prática pedagógica em alfabetização como um recurso digital
que apoia a aprendizagem e pode desencadear processos cognitivos
significativos para a aquisição da leitura e da escrita em ambiente
escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA LUCIA SARMENTO HENRIQUE - IFRN
Externo ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Presidente - 2179219 - MARIA DAS GRACAS PINTO COELHO
Interno - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Notícia cadastrada em: 24/09/2010 09:29
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