Banca de DEFESA: GIANE BEZERRA VIEIRA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GIANE BEZERRA VIEIRA

DATA: 28/09/2010

HORA: 14:30

LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

Alfabetizar letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores alfabetizadores; Necessidades de formação; Alfabetização e letramento.


PÁGINAS: 0

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

As pesquisas realizadas na área de educação têm atentado para a importância da realização de
ações voltadas para a análise de necessidades formativas como forma de ajuste às mudanças sócioculturais
que exigem cada vez mais uma atividade criadora na preparação dos professores na
perspectiva da sua formação. A preocupação com o fracasso escolar ligado à alfabetização de
crianças que frequentam a escola pública nos levou à construção desta tese que tem como objetivos:
investigar necessidades de formação de professores do Ensino Fundamental da escola pública
acerca de conhecimentos subjacentes ao desenvolvimento de uma prática pedagógica de
‘alfabetização na perspectiva do letramento’ e (re)construir, com os professores participantes da
pesquisa, conhecimentos relativos ao processo de ‘alfabetizar letrando’, a partir de suas
necessidades de formação. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Ceará-
Mirim-RN, que oferece Ensino Fundamental I e II, contando com a participação de 7 professores e
uma supervisora dessa instituição, sujeitos de nossa pesquisa. Partimos do princípio de que as
necessidades de formação são fenômenos subjetivos, socialmente construídos que permitem a
tomada de consciência dos objetivos para a formação. A abordagem investigativa é de natureza
qualitativa, cuja premissa fundamental é a compreensão dos significados, valores, intenções que os
seres humanos colocam em suas ações, em relação com os outros e com os contextos em que
interagem. Nesse contexto, optamos pela investigação-ação por considerarmos esse tipo de pesquisa
como um espaço, tanto de investigação, quanto de formação profissional, em que professores e
pesquisadora assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, construir necessidades
de formação e refletir as suas práticas. Como procedimentos de construção e análise dos dados,
desenvolvemos observações participantes nas atividades de sala de aula; entrevistas semiestruturadas
(individuais e coletivas) com professores e supervisora; análise de documentos
escolares e sessões de estudos reflexivos que possibilitaram a triangulação dos dados e a análise de
conteúdo. O percurso de pesquisa revelou que a análise de necessidades formativas dos professores
é um recurso capaz de contribuir para o planejamento de projetos de formação contínua mais
apropriados à construção da sua identidade crítica e reflexiva. Neste sentido, permitiu que fossem
construídas/reveladas necessidades de formação e a construção de conhecimentos dos professores
em relação à alfabetização na perspectiva do letramento. As necessidades conceitualizadas a partir
das dificuldades dos professores, das carências percebidas e dos desejos de mudança manifestados
por eles, quando são construídas na análise e reflexão de práticas concretas, tendem a traduzir-se
em teorização de problemas, sem uma dimensão de aplicação de saberes. Desse modo, as vivências
do processo formativo estão possibilitando a reflexão das práticas de ensino da leitura e da escrita e
a assunção de posturas mais voltadas para propiciar aos alunos condições de entendimento,
compreensão e uso social dos escritos e da função do sistema de escrita. Os conteúdos temáticos da
formação permitiram o acesso ao conhecimento de novas formas de conceber e trabalhar com a
leitura e a escrita e suas funções sociais e saltos qualitativos dos professores com relação à prática
de alfabetizar letrando. Essa construção teórica nos possibilitou: conhecer e refletir necessidades de
formação no âmbito da formação continuada de professores; ressignificar nossa própria formação e
revisitar a nossa prática como formadora de professores que atuam na escola pública. Concluímos
com a confirmação de que a reflexão dos professores sobre as suas próprias necessidades de
formação contribuiu para transformações de suas concepções e práticas de alfabetização e
letramento, mesmo diante de dificuldades encontradas, tanto na formação, quanto na organização do trabalho pedagógico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6347260 - MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Interno - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Externo ao Programa - 1149516 - ANTONIA FERNANDA JALLES
Externo ao Programa - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externo à Instituição - ANADJA MARILDA GOMES BRAZ - UERN
Externo à Instituição - TELMA FERRAZ LEAL - UFPE
Notícia cadastrada em: 14/09/2010 10:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao