Banca de DEFESA: ARTEMISA DE ANDRADE SANTOS

DISCENTE: ARTEMISA DE ANDRADE SANTOS

DATA: 30/09/2010

LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS - NEPSA/CCSA/UFRN

Corporeidade e a melodia da experiência estética na formação humanescente de cantores-educadores.

Corporeidade; Educação Estética; Experiências Estéticas; Cantores-educadores; Formação Humanescente

ÁREA: Educação

Para o desenvolvimento deste estudo definimos como objetivo central de nossa investigação analisar e interpretar os significados das experiências estéticas vivenciadas por cantores-educadores no processo de formação humanescente. O interesse pelo tema da experiência estética foi construído a partir de minha própria experiência há doze anos como cantora do Madrigal da Escola de Música, grupo de extensão mais antigo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um espaço criado para a pesquisa e extensão cultural com perspectiva estrutural que aproxima docentes, discentes e comunidade externa oriundos de diferentes realidades sociais para o desafio de combinar a habilidade do canto coral, o envolvimento da corporeidade e os significados de suas experiências estéticas. Este estudo aponta para o entendimento de arte como sendo expressão perceptiva de emoções humanas, como criação de exigência existencial, de reestruturação de si e de construções que dão forma à beleza. Busca-se uma contribuição densa de novos desafios à exigência peculiar do potencial humano em termos de repertório de sensibilidades, do envolvimento, da expectativa em ampliar as possibilidades e as competências humanas e sociais. No processo de formação humanescente, encontramos o campo fecundo para usufruir possibilidades artísticas espontâneas, experimentar emoções e sentimentos partilhados na vida em grupo, provocar impulsos para criação lúdica inusitada, estabelecer uma ambiência estética potencializadora que evidencia o simbólico e o imaginário com o aprofundamento das propriedades da ludopoiese ricas em significados diversos. A partir de princípios norteadores da etnofenomenologia encontramos perspectivas estruturantes e indispensáveis que contemplam valores, desejos, imagens arquetípicas e ideias que imprimem originalidade e fecundidade ao estudo. Nesse percurso compreendemos a abundância de momentos vivenciais de intenso comprometimento, convivência, desafios, reencontros e conexões que despontam em aspectos fundamentais para a liberdade, autonomia, criatividade e novas descontinuidades. Esse reconhecimento nos aproxima da plenitude luminosa para humanescer.

Presidente - 349790 - EDMILSON FERREIRA PIRES
Externo ao Programa - 1279611 - ELKE BEATRIZ RIEDEL