Banca de DEFESA: MARIA DE FATIMA RIBEIRO FRANCO LAUANDE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA DE FATIMA RIBEIRO FRANCO LAUANDE

DATA: 04/10/2010

HORA: 14:00

LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma leitura a partir da análise do
programa especial de formação de professores para a educação básica – PROEB/UFMA.


PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional, Formação de Professores, Currículo, Profissionalização docente.


PÁGINAS: 307

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

O estudo Política de Formação de Professores: uma leitura a partir da análise do Programa
Especial de Formação de Professores para a Educação Básica – Proeb – tem como objetivo
analisar a formação inicial de professores desenvolvida pela Universidade Federal do
Maranhão – UFMA. O Proeb é uma política de formação de professores em serviço,
formulada e implementada no âmbito das atuais políticas educacionais para a Educação
Básica. O trabalho parte do pressuposto de que as diretrizes elaboradas, nas últimas décadas
do século XX, estão articuladas aos organismos internacionais que disseminaram no
Continente Latino-americano um modelo homogêneo de formação, que tem como principais
características ser realizada em serviço, por meio da modalidade a distância tendo a escola
como lócus principal. No Brasil, essas diretrizes encontram suporte na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e no Parecer 09/2001, que trata das Diretrizes
Curriculares para a formação de Professores da Educação Básica. Para a efetivação do estudo,
foi tomado, como referência, a proposta curricular elaborada para a implantação do Proeb, no
período de 1998 a 2002, mais especificamente a proposta operacionalizada no Curso de
Licenciatura de Matemática no município Vitória do Mearim no Maranhão. Para a realização
da pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, como forma de aprofundar os
conhecimentos, precisar e objetivar o aspecto conceitual do objeto pesquisado. A pesquisa
documental se constituiu na análise de documentos legais relativos à reforma da educação,
políticas de formação de professores e o Projeto Pedagógico do Proeb/UFMA e, por fim, as
entrevistas semiestruturadas que foram utilizadas por permitir uma melhor compreensão dos
sujeitos envolvidos com a pesquisa. A análise dos dados obtidos evidencia que o currículo
elaborado para operacionalizar o curso da licenciatura de matemática do Proeb/UFMA, apesar
de possuir diretrizes que apontam para a separação da dicotomia teoria/prática e estabelecer o
trabalho como princípio educativo, possui uma organização curricular disciplinar, que reforça
a visão instrumental do currículo, não possibilitando, na prática, a efetivação de sua proposta
inicial. No que se refere à visão dos egressos sobre o curso, eles realçam as fragilidades do
curso, mas também evidenciam que ele possibilitou uma melhoria da formação inicial, por
meio das disciplinas do tronco comum do currículo e das disciplinas de formação especial. Os
egressos, nas suas falas, deixam perceber, também, que o curso teve repercussões na sua
prática pedagógica e na melhoria da sua inserção no mercado de trabalho e na comunidade de
Vitória do Mearim. De modo geral, esses avanços sinalizam indícios de profissionalização
docente, muito embora sejam incipientes. O trabalho evidencia que, para que a
profissionalização docente seja instituída, os currículos das licenciaturas de formação de
professores devem superar a visão tradicional e implantar currículos contextualizados e em
uma visão interdisciplinar, que contemple, em igual proporção, a formação geral e a formação
específica do curso. Nesse sentido, entendemos que é necessário rever o papel da
Universidade, nos processos formativos e recuperar, no âmbito das políticas educacionais, a
dimensão omnilateral da formação dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externo à Instituição - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE
Interno - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
Interno - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 08/09/2010 15:56
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