Banca de DEFESA: EUGENIO PACCELLI AGUIAR FREIRE - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EUGENIO PACCELLI AGUIAR FREIRE

DATA: 11/08/2010

LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS/NEPSA/CCSA/UFRN

CONSTRUINDO UM MODELO DE REFERÊNCIA AO DESPERTAR DO INTERESSE DOS SUJEITOS EM PROJETOS EDUCATIVOS EM AMBIENTE ON-LINE

Tecnologia educacional, educação em ambiente on-line, modelo de referência, interesse educativo.

ÁREA: Educação

Esta dissertação foi realizada no intuito da elaboração de um modelo a ser usado como referência na construção e diagnóstico de projetos educativos em ambiente on-line. O modelo aborda uma série de características, técnicas e humanas, que, se trabalhadas, podem ampliar o potencial de despertar o interesse, além da simples obrigação institucional, ao uso desses projetos por parte dos alunos e, por consequência, criar condições propícias ao possível desenvolvimento de uma postura ativa desses, fator fundamental aos avanços educativos. Focando-se nos alunos, e não na tecnologia utilizada, propomos este modelo como guia, referência a ter sua aplicação realizada de forma crítica, relativizada a cada contexto educativo. Esta pesquisa foi realizada a partir da categoria qualitativa, pelo método de observação participante, utilizando como referência às análises o uso dos sujeitos participantes do site "guanabara.info" - site educativo fora do contexto escolar - entrevistados a distância, pela internet, a partir do uso da técnica de entrevista semi-aberta, em uma coleta de dados do tipo primários. Seguimos como referenciais teóricos os trabalhos de Paulo Freire, considerando sua visão de educação e formação do conhecimento como um processo entre os homens, e de Célestin Freinet, em sua pedagogia de inserção humanizada e crítica de tecnologias na escola. Ao final, demonstramos a utilização prática do modelo elaborado aplicando-o ao diagnóstico de um projeto educativo realizado na plataforma on-line moodle.

Presidente - 346615 - ARNON ALBERTO MASCARENHAS DE ANDRADE
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA