Banca de DEFESA: SELMA COSTA PENA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SELMA COSTA PENA

DATA: 26/02/2010

HORA: 14:00

LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO NEPSA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

HISTÓRIAS DE LEITURAS E DE LEITORES: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DE LEITURA EM NARRATIVAS DE PROFESSORES DE DIFERENTES DISCIPLINAS ESCOLARES


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: História do leitor e da leitura. Narrativa autobiográfica. Formação docente.
Pesquisa (auto) biográfica.


PÁGINAS: 275

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

Parto do pressuposto de que ao exercerem suas práticas de leitura em sala de aula, os
professores reavivam marcas de suas experiências socioculturais com a leitura, construídas ao
longo de sua trajetória. Independentemente da disciplina escolar em que atue, a memória
dessas experiências possivelmente intervém, de modo positivo ou negativamente, na
mediação da formação do aluno-leitor. É através, portanto, da articulação entre as
perspectivas dos estudos que versam sobre a história da leitura, Narrativas (auto) biográficas e
Formação docente que pretendo recuperar e reconstruir, por meio das narrativas de leituras
contadas por professores de diferentes disciplinas escolares, os processos de apropriação da
leitura tendo em vista suas táticas de acesso e de uso dos materiais escritos em circulação nos
grupos sociais aos quais pertenciam. Por isso este trabalho indaga: Que modelos de leitura
emergem nas narrativas de professores de diferentes disciplinas escolares? Como nelas se
manifestam as representações sobre sua atuação docente na formação do aluno-leitor? O
objetivo central é depreender as relações existentes entre experiências de leitura e a mediação
na formação de leitores. Participaram da investigação 12 professores da educação básica
vinculados profissionalmente ao ensino público da cidade de Belém. O corpus está
constituído por transcrições de dois tipos de instrumentos: doze entrevistas narrativas e dois
grupos de discussão. As análises apontam duas grandes fases do encontro com a leitura: uma
anterior à escola e outra a partir da escola. Diferenciadas quanto a seus aspectos funcionais,
essas fases sinalizam práticas e representações de leitura heterogêneas. Elas revelam ainda
que a formação do leitor - professor e aluno- vincula-se, inicialmente, à constituição cultural
do homem, marcada, fundamentalmente, por sua interlocução com o outro. A família, a escola
e o local de trabalho apresentam-se como espaços que imprimiram profundas marcas na sua
relação com a leitura. No entanto, o mesmo material escrito, encenado ou lido nesses espaços
não tem significado coincidente para as diferentes pessoas que dele se apropriam. Esse motivo
aponta para a possibilidade da construção de uma história da leitura, baseada não
exclusivamente na descrição dos materiais lidos no decorrer de suas vidas, mas,
principalmente, nos indicadores dos seus diferentes modos de ler. Essa trajetória exerce assim
forte influência sobre a tomada de decisão e as manifestações do trabalho docente em
situações de aula. Dessa forma conclui-se, em primeiro lugar, que as representações e práticas
de leitura se constituíram e se (re) configuraram em distintas formas, conceitos, tempos e
espaços, num entrecruzamento de diferentes discursos. Em segundo lugar, que a reflexão
sobre as memórias de leitura resultou em um novo olhar dos participantes sobre seu trabalho
docente e confirmou a hipótese segundo a qual a produção de narrativas autoreferenciadas
oferece a quem narra a possibilidade de transformação das representações do sujeito consigo
mesmo, com o outro e com o mundo, demonstrando a importância da pesquisa (auto)
biográfica como método de investigação em Educação e sua contribuição para a formação de
formadores de leitores em diversas áreas de conhecimento, enquanto territórios constitutivos
do sujeito e de suas práticas sociais, na escola e fora dela.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA - UFBA
Externo à Instituição - FATIMA CRISTINA DA COSTA PESSOA - UFPA
Interno - 6345753 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA
Presidente - 7346845 - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGI
Externo ao Programa - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
Notícia cadastrada em: 02/08/2010 09:51
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