Banca de DEFESA: EDILEUZA CUSTODIO RODRIGUES DE MEDEIROS - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EDILEUZA CUSTODIO RODRIGUES DE MEDEIROS

DATA: 03/08/2010

HORA: 09:00

LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/CCSA/UFRN

TÍTULO:

REGISTRO DA ATUAÇÃO DO MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS NOS REASSENTAMENTOS DE ACAUÃ: A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Movimento dos Atingidos por Barragens. Barragem de Acauã. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Projeto Pedagógico.


PÁGINAS: 311

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

O trabalho circunscreve-se na problemática da subescolarização da população excluída da educação no tempo regular, contribuindo para a produção do conhecimento sobre práticas educativas desenvolvidas na EJA. Focaliza a proposta pedagógica e a experiência com a alfabetização de jovens e adultos no contexto da mobilização de populações afetadas pela construção de barragens. Retrata a mobilização internacional, nacional e estadual contra a construção de grandes barragens e o surgimento do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), destacando seu projeto geral de educação e registrando a sua atuação na educação, particularmente na alfabetização de jovens e adultos. Teórico-metodologicamente, são consideradas duas categorias interligadas: a totalidade histórica, essencialmente teórica, e a prática na educação de jovens e adultos. Com base na totalidade, esboça uma explicação contextualizada da situação dos atingidos e, respeitando a segunda categoria, que faz parte da primeira, situa a alfabetização como um dos aspectos básicos do processo de formação do homem omnilateral. O estudo aborda o contexto amplo das barragens no mundo, situando os efeitos socioambientais decorrentes da construção de barragens no Brasil, na Região Nordeste e na Paraíba e sublinhando consequências da construção da Barragem de Acauã nos municípios paraibanos de Aroeiras, Itatuba e Natuba. Apresenta o contexto particular da população afetada por Acauã, resumindo uma visão panorâmica dos municípios paraibanos envolvidos e apreendendo as condições de realocação da população. Aprecia o projeto educativo e a proposta de alfabetização do MAB-Nacional, operacionalizada pelo MAB-Paraíba nos reassentamentos localizados no entorno de Acauã. Assevera que, para além das políticas públicas que incluem o financiamento, a viabilidade da resolução do problema do analfabetismo pode ser completada pela via de ações pedagógicas atreladas às especificidades e necessidades imediatas da população a que se destinam, respeitando ações conectadas por meio de um projeto de educação, amplo e contextualizado. Avalia o projeto de alfabetização de jovens e adultos desenvolvido no espaço delimitado pelo MAB-Paraíba, como exemplo de uma ação pedagógica minimamente contextualizada. Por fim, recomenda aos pesquisadores e educadores em geral, comprometidos com essa perspectiva de trabalho, que atentem à forma de articular as discussões e a participação, para que as expectativas e necessidades dessas comunidades sejam contempladas, em projetos pedagógicos e espaços fundados no debate, no diálogo e na reflexão coletiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 026.689.474-72 - MARIA DONINHA DE ALMEIDA
Interno - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ
Interno - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
Externo ao Programa - 2177480 - HERCULANO RICARDO CAMPOS
Externo à Instituição - ADELAIDE FERREIRA COUTINHO - UFMA
Externo à Instituição - OTAVIO AUGUSTO DE ARAUJO TAVARES - IFRN
Notícia cadastrada em: 20/07/2010 16:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao