Banca de DEFESA: SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO

DATA: 04/06/2010

LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA/CCSA/UFRN

CONVERGÊNCIAS DE MEIOS A PARTIR DO RÁDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL

Rádio Escolar. Convergências de meios. Comunicação e educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

Neste trabalho, tratamos da convergência da fotografia, do vídeo e da música, intermediados por uma rádio escolar, instalada na Escola Municipal Djalma Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte, em uma turma do 5º ano da Educação de Jovens e Adultos, no ano letivo de 2007. Analisamos as intervenções provocadas no cotidiano escolar dos envolvidos, a partir das atividades desenvolvidas por eles, no processo de produção dos programas radiofônicos. Os procedimentos metodológicos adotados baseiam-se na etnometodologia (COULON, 1995a, 1995b), na pesquisa qualitativa (BOGDAN, BIKLEN, 1999; DENZIN e LINCOLN, 2006), “participante como observador” (MAY, 2004) e na pesquisa-ação (THIOLLENT, 1992). A concepção de Paulo Freire sobre comunicação e educação é nossa principal referência teórica. As experiências com os meios citados nos revelaram diversas possibilidades de melhoria no ensino-aprendizagem, como a elevação da auto-estima dos educandos, a inclusão sócio-educacional de pessoas portadoras de necessidades especiais, diminuição da timidez e da facilitação da comunicação entre os sujeitos, permitir o diálogo entre eles, intervindo nas suas relações sociais, ultrapassando os limites da escola. A pesquisa confirma, então, que comunicação e educação fazem parte da mesma natureza.

Presidente - 346615 - ARNON ALBERTO MASCARENHAS DE ANDRADE
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo ao Programa - 349026 - ANGELA MARIA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - LUIZ CUSTÓDIO DA SILVA - UEPB