Banca de DEFESA: ANA VILMA DE MEDEIROS PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA VILMA DE MEDEIROS PEREIRA
DATA : 30/01/2026
HORA: 14:00
LOCAL: UFRN
TÍTULO:

A interiorização do PABAEE e a disseminação da pedagogia estadunidense no Rio Grande do Norte nas décadas de 1950 e 1960: a desnacionalização do ensino primário brasileiro


PALAVRAS-CHAVES:

PABAEE. Pedagogia Estadunidense. Interiorização. Rio Grande do Norte


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Esta tese tem por objetivo analisar as dinâmicas de poder por meio do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE), decorrente do Acordo de Cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos durante o governo de Juscelino Kubitschek, no período de 1956 a 1964, com foco em sua institucionalização, implementação e interiorização. A partir do objetivo geral mencionado, foi possível elencar como objetivos específicos: a) analisar a institucionalização do Programa de Assistência BrasileiroAmericana ao Ensino Elementar, por meio dos Acordos de Educação Elementar firmados entre Brasil e Estados Unidos, no período de 1956 a 1964; b) discutir a implementação do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (PABAEE) a partir das resistências públicas que emergiram, nos anos de 1956 a 1958, em reportagens do jornal “O Semanário”; c) Investigar a interiorização do PABAEE no Rio Grande do Norte, de 1959 a 1964, por meio da qualificação e quantificação da participação de professoras em cursos oferecidos pelo Programa, bem como de sua atuação na educação local após esse aperfeiçoamento. Defendeu-se, como argumento da tese, que o PABAEE refletiu um esforço de cooperação técnica e, ao mesmo tempo, representou uma forma de exercer influência cultural e ideológica. Essa iniciativa fortaleceu os laços entre os dois países e promoveu a disseminação da cultura e dos valores estadunidenses no contexto educacional brasileiro, regional e local. Por meio desse Programa, houve uma imposição da visão educacional estadunidense como padrão a ser seguido, sem considerar as particularidades e diversidades culturais nacionais, em detrimento do fortalecimento de uma abordagem pedagógica genuinamente brasileira, em desenvolvimento pelo INEP. No âmbito do PABAEE, o aperfeiçoamento de professores e a difusão dos materiais didáticos desempenharam um papel multiplicador da pedagogia estadunidense em todo o território nacional, alcançando, inclusive, regiões mais interioranas – como, por exemplo, Caicó e Mossoró, do Rio Grande do Norte. A disseminação da pedagogia estadunidense no Rio Grande do Norte ocorreu, em grande parte, a partir do retorno das professoras que participaram dos cursos do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar em 1959. Essas professoras foram designadas para atuar nas Inspetorias Regionais de Ensino de Caicó, Mossoró e Natal, conforme estabelecido em decretos estaduais específicos. Nessas Regionais, as professoras desempenharam um papel formativo junto a professores leigos (não titulados) até o final da década de 1960, difundindo e consolidando a pedagogia estadunidense e influenciando a capacitação de outros educadores em suas respectivas localidades. Durante esses processos formativos, é incontestável que as ex-bolsistas fizeram uso dos materiais produzidos pelo PABAEE, difundindo os métodos de ensino estadunidenses. Tal constatação é respaldada pelos registros de doações de diversos livros provenientes do PABAEE, devidamente catalogados nas fichas de tombamento da Biblioteca Luzia Nobrega, do antigo Colégio Normal de Caicó (Centro Educacional de Formação de Magistério Primário de Caicó). Dessa forma, o conhecimento e as técnicas alinhadas à pedagogia estadunidense adquiridas pelas professoras caicoenses no âmbito do PABAEE, tanto por meio dos cursos de aperfeiçoamento quanto dos materiais didáticos, foram disseminados para um amplo contingente de professores. Estes, por sua vez, incorporaram as abordagens pedagógicas estadunidenses em suas próprias salas de aula, desencadeando um efeito multiplicador que ampliou a influência do Programa e impactou um número expressivo de professores e escolas primárias. Com base nos objetivos da pesquisa, foram definidas quatro (4) categorias de análise, em conformidade com Foucault (2023) e Franco e Araújo (2018), a saber, dinâmicas de poder; resistência; capilaridade do poder; e, políticas de interiorização. A interpretação dos dados sistematizados foi conduzida utilizando a análise do discurso proposta por Foucault (1996). Segundo esse autor, o discurso não é apenas uma manifestação de ideias, é um campo de lutas, desejos e poderes que revelam as dinâmicas complexas da sociedade e da construção do conhecimento. Ele é moldado por estruturas e normas que refletem relações de poder e controle, influenciando o seu conteúdo, como também quem detém o poder de falar, ser ouvido e determinar a verdade, tornando-o assim não neutro. Constatou-se que após concluírem os cursos do PABAEE, as professoras e regentes primárias do Rio Grande do Norte e do Seridó se tornaram agentes multiplicadoras da pedagogia estadunidense no estado, desempenhando um papel ativo na disseminação das práticas e abordagens aprendidas por meio de sua atuação em cursos para professores em formação e em cursos para professores em serviço.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3144694 - ALINY DAYANY PEREIRA DE MEDEIROS PRANTO - nullPresidente - 2310142 - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
Externa à Instituição - Francinaide de Lima Silva Nascimento - IFRN
Externa ao Programa - 3063485 - KATIA REGINA LOPES COSTA FREIRE - nullExterna à Instituição - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM - UERN
Externo à Instituição - VÂNIA CRISTINA DA SILVA - UEMS
Externo ao Programa - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR - null
Notícia cadastrada em: 21/01/2025 15:55
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