Banca de DEFESA: ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA
DATA : 31/01/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Centro de Educação
TÍTULO:

GESTÃO DO CONHECIMENTO E MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o aporte das Plataformas Digitais de Gestão da Aprendizagem


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão do Conhecimento, Gestão da Aprendizagem, Acompanhamento e Monitoramento da Aprendizagem, Ciclo da Alfabetização


PÁGINAS: 235
RESUMO:

Apesar dos inúmeros avanços na área tecnológica, a educação brasileira ainda busca estratégias que propiciem situações de equidade, qualidade e desenvolvimento integral do aluno/a de modo a garantir a alfabetização plena das crianças no Ciclo de Alfabetização (CA). A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) aponta diferentes autores e argumentos teóricos que subsidiaram o estudo apresentando interseção entre os campos do conhecimento estudado, colaborando na estruturação da modelagem do processo de Gestão do Conhecimento (GC). Desta forma o estudo analisou e desenvolveu um processo de GC no Ciclo de Alfabetização com o aporte das Plataformas de Gestão da Aprendizagem -PDA- (Criança Alfabetizada do CAED, SIMAIS Alfa/RN e SAEB/INEP/MEC) como recursos para o acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento das habilidades de Língua Portuguesa dos educandos em processo de alfabetização. Os dados e informações analisadas permitiram identificar lacunas do processo analógico, em curso, limitantes do acompanhamento, monitoramento e gestão das aprendizagens do CA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada com professores do CA de onze escolas que integraram a avaliação do SIMAIS Alfa e Participantes do Compromisso Nacional de Criança Alfabetizada de um município do Rio Grande do Norte do (RN), envolvendo 24 professoras e um professor do segundo ano e 22 professoras do primeiro ano. Identificou-se que os pontos fortes e fragilidades de aprendizagem variam de acordo com o comportamento dos índices de desempenho em diferentes contextos geodemográficos, socioeconômicos, portanto, territoriais, onde se situam as escolas e sua comunidade. Percebeu-se que o baixo desenvolvimento de habilidades da leitura e do sistema de escrita alfabética, ao não serem desenvolvidas no primeiro ano, são postergadas para o final do segundo ano, gerando uma defasagem de aprendizagens que se concentram no final do Ciclo de Alfabetização. A partir de então, a experiência formativa desenvolvida possibilitou validar o processo de gestão do conhecimento no Ciclo de Alfabetização, ressaltando os pontos fortes e as fragilidades. A mediação das Plataformas Digitais de Avaliação e Gestão das Aprendizagens no CA, na perspectiva dos territórios inteligentes e sustentáveis, torna o enfrentamento do problema em tela evidente, dada ao uso e integração desses recursos tecnológicos e a consequente inovação que promove mudanças no pensamento profissional dos docentes. Por fim o aporte das plataformas possibilitou identificar as potencialidades e fragilidades da Gestão da Aprendizagem, tecendo reflexões para a sua melhoria e aperfeiçoamento. Assim, logra-se ampliar possibilidades para se identificar, previamente, situações de vulnerabilidades sociocognitivas, geodemografias e territoriais que incidem no desempenho dos alfabetizandos. Essa integração incluindo os documentos oficiais (PNE, BNCC, entre outros) geram mais atratividade para que professores e equipe gestora possam enfrentar e interagir com as demandas diagnosticadas pelas avaliações e sistematizadas pelas plataformas. Esse é um passo crucial para se redimensionar a estrutura didática-pedagógica do sistema escolar em tela, de maneira que garanta o direito à alfabetização e ao letramento de forma previsível, exitosa e socialmente sustentável.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ DILSON B CAVALCANTI - UFPE
Externa ao Programa - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE - nullExterna à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Presidente - ***.047.594-** - BETANIA LEITE RAMALHO - UFRN
Externo ao Programa - 1222065 - GUILHERME MENDES TOMAZ DOS SANTOS - nullInterna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa à Instituição - NADIA HAGE FIALHO - UNEB
Notícia cadastrada em: 20/01/2025 10:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao