GESTÃO DO CONHECIMENTO E MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o aporte das Plataformas Digitais de Gestão da Aprendizagem
Gestão do Conhecimento, Gestão da Aprendizagem, Acompanhamento e Monitoramento da Aprendizagem, Ciclo da Alfabetização
Apesar dos inúmeros avanços na área tecnológica, a educação brasileira ainda busca estratégias que propiciem situações de equidade, qualidade e desenvolvimento integral do aluno/a de modo a garantir a alfabetização plena das crianças no Ciclo de Alfabetização (CA). A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) aponta diferentes autores e argumentos teóricos que subsidiaram o estudo apresentando interseção entre os campos do conhecimento estudado, colaborando na estruturação da modelagem do processo de Gestão do Conhecimento (GC). Desta forma o estudo analisou e desenvolveu um processo de GC no Ciclo de Alfabetização com o aporte das Plataformas de Gestão da Aprendizagem -PDA- (Criança Alfabetizada do CAED, SIMAIS Alfa/RN e SAEB/INEP/MEC) como recursos para o acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento das habilidades de Língua Portuguesa dos educandos em processo de alfabetização. Os dados e informações analisadas permitiram identificar lacunas do processo analógico, em curso, limitantes do acompanhamento, monitoramento e gestão das aprendizagens do CA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada com professores do CA de onze escolas que integraram a avaliação do SIMAIS Alfa e Participantes do Compromisso Nacional de Criança Alfabetizada de um município do Rio Grande do Norte do (RN), envolvendo 24 professoras e um professor do segundo ano e 22 professoras do primeiro ano. Identificou-se que os pontos fortes e fragilidades de aprendizagem variam de acordo com o comportamento dos índices de desempenho em diferentes contextos geodemográficos, socioeconômicos, portanto, territoriais, onde se situam as escolas e sua comunidade. Percebeu-se que o baixo desenvolvimento de habilidades da leitura e do sistema de escrita alfabética, ao não serem desenvolvidas no primeiro ano, são postergadas para o final do segundo ano, gerando uma defasagem de aprendizagens que se concentram no final do Ciclo de Alfabetização. A partir de então, a experiência formativa desenvolvida possibilitou validar o processo de gestão do conhecimento no Ciclo de Alfabetização, ressaltando os pontos fortes e as fragilidades. A mediação das Plataformas Digitais de Avaliação e Gestão das Aprendizagens no CA, na perspectiva dos territórios inteligentes e sustentáveis, torna o enfrentamento do problema em tela evidente, dada ao uso e integração desses recursos tecnológicos e a consequente inovação que promove mudanças no pensamento profissional dos docentes. Por fim o aporte das plataformas possibilitou identificar as potencialidades e fragilidades da Gestão da Aprendizagem, tecendo reflexões para a sua melhoria e aperfeiçoamento. Assim, logra-se ampliar possibilidades para se identificar, previamente, situações de vulnerabilidades sociocognitivas, geodemografias e territoriais que incidem no desempenho dos alfabetizandos. Essa integração incluindo os documentos oficiais (PNE, BNCC, entre outros) geram mais atratividade para que professores e equipe gestora possam enfrentar e interagir com as demandas diagnosticadas pelas avaliações e sistematizadas pelas plataformas. Esse é um passo crucial para se redimensionar a estrutura didática-pedagógica do sistema escolar em tela, de maneira que garanta o direito à alfabetização e ao letramento de forma previsível, exitosa e socialmente sustentável.