AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE NATAL/RN
Tecnologias Digitais. Currículo. Educação Infantil; Prática Pedagógica.
Esta dissertação é fruto do Mestrado do Programa Graduação em Educação - PPGEd da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Linha de Pesquisa Práticas e Currículo. Surgiu diante do quadro de novos desafios que viveu e vive a educação do nosso país, agravado pelo cenário da pandemia do Covid-19, havendo a suspensão das atividades presenciais e despertando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, com a inserção das tecnologias digitais de Informação e comunicação, ressignificando as práticas com as crianças. Assim, temos como objetivo geral, analisar como as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são contempladas/evidenciadas no currículo do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Antônia Fernanda Jalles da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN, e como específicos: identificar o tratamento dado às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no currículo; verificar, a partir do ponto de vista dos educadores infantis, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na prática docente; e, contribuir com a discussão sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), como uma linguagem a ser experienciada no currículo da Educação Infantil. Na metodologia utilizamos os princípios da abordagem qualitativa da pesquisa, adotando como procedimentos, para a construção dos dados, os seguintes instrumentos: o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise documental. A análise dos dados ocorreu por meio da categorização e interpretação presente na análise de conteúdo de Bardin (2010). A pesquisa se deu junto aos educadores infantis que atuam em seis turmas da pré-escola, com a coordenação pedagógica e gestão pedagógica de um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Natal/RN. A pesquisa possibilitou refletir o pensar sobre a utilização das TDIC na prática pedagógica, identificando, nas vozes dos sujeitos, a importância do uso de tecnologias digitais na educação infantil, a utilização de instrumentos e verificamos os principais desafios enfrentados por eles para a inclusão das tecnologias digitais no cotidiano da instituição e na inserção ao currículo