Banca de DEFESA: CATARINA SHIN LIMA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CATARINA SHIN LIMA DE SOUZA
DATA : 29/05/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrida)

EDUCAÇÃO MUSICAL DE PESSOAS CEGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (2011-2019)

Educação; Educação Musical; Política de Inclusão; Ensino, pesquisa e extensão; Pessoas cegas

O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, no contexto de sua política de inclusão, no período de 2011 a 2019, com destaque para a discussão das ações relativas ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, voltadas para esse público. E, como objetivos específicos, discutir o contexto da Escola de Música no cenário da Política de Inclusão de pessoas com deficiência na UFRN e levantar e discutir as ações desenvolvidas na Escola de Música para a inclusão de pessoas cegas no processo de construção, fortalecimento e consolidação da política de inclusão para esse público na UFRN. Teve, como ponto de partida, as seguintes questões: Como se deu a trajetória da Educação Musical de pessoas cegas na Escola de Música, no contexto da política de inclusão da UFRN, no período de 2011 a 2019? Quais os desdobramentos das ações realizadas, no âmbito da Escola de Música da UFRN, para a educação musical dessas pessoas? Defendeu-se a tese de que a educação musical de pessoas cegas na UFRN, no âmbito de sua Política de Inclusão, ocorreu numa perspectiva integral, a partir dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa se enquadra no âmbito da abordagem qualitativa e, como faz uso de documentos como únicas fontes de dados, tem a análise documental como método de pesquisa (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; CELLARD, 2012; PENNA, 2017). Após a análise da trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, confirmou-se a tese de que a mesma foi marcada pela integração de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como principais marcos, a oferta de cursos ao público externo com deficiência; a criação de espaços para atuação prática de ensino de música para pessoas com deficiência, por parte dos alunos em formação inicial; a sistematização de saberes em educação musical inclusiva, através da inclusão de componentes curriculares dos cursos de graduação em música; a formação e capacitação docente e discente, por meio de cursos e eventos; a criação de setores de serviços de apoio aos estudantes com deficiência voltados à produção de materiais didáticos e informacionais acessíveis (livros, artigos, partituras braille); a criação de repositórios institucionais de materiais digitais acessíveis; a realização de eventos, contribuindo para a produção, partilha e disseminação de saberes e experiências.

Externo à Instituição - BRASILENA GOTTSCHALL PINTO TRINDADE - UFMA
Externa ao Programa - 2669418 - CAROLINA CHAVES GOMES - nullExterno à Instituição - DOLORES TOMÉ - UnB
Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES