Banca de DEFESA: DENISE BORTOLETTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISE BORTOLETTO
DATA : 30/04/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II

AS EMOÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA DA INFÂNCIA: A ESCUTA DE CRIANÇAS NO NEI CAp-UFRN

Emoções; Sociologia da Infância; Educação das Infâncias; pesquisa etnográfica com crianças; sociologia da educação.

elação entre as vivências emocionais e a experiência da socialização na escola da infância. Desse objetivo maior, desdobram-se outros específicos: observar e identificar, no contexto escolar, como as crianças representam suas emoções; perceber formas de interlocução entre os aspectos emocionais e sociais das crianças nas interações com seus pares; descrever os elementos presentes observados nessa interlocução e refletir sobre a mediação social do professor nesse processo. A base epistemológica empregada se sustenta nos novos estudos sobre a criança e a infância, na ótica da Sociologia da Infância a partir de autores como Abramovicz, Corsaro, Sarmento, Sirota e Belloni, bem como nos estudos sobre as emoções referenciados em Damásio, Turner e Darwin. A pesquisa é de natureza qualitativa e a pesquisa é do tipo etnográfica, tendo como lócus de investigação o Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da UFRN. A coleta de dados foi realizada por meio do registro no diário de campo, de fotografias e desenhos das produções das crianças, do registro de áudios e da realização de entrevistas com as crianças. Os principais resultados sinalizam para a organização de uma tipificação tomando por base os objetos principais desse estudo: a socialização, as emoções e a pesquisa com crianças. Nas formulações emocionais que emergem, quando as crianças estão juntas na escola, pudemos reconhecer como na vida social elas faziam uso de uma amálgama dinâmica entre suas emoções primárias, emoções secundárias e emoções de fundo. Nas vivências das brincadeiras em comum na escola, as crianças utilizavam esses momentos como um recurso potente de interação social e de regulação emocional. Nesse contexto, a mediação dos adultos docentes era de fundamental importância nos processos regulatórios emocionais. Observou-se ainda a necessidade de que se empreendessem mais esforços em pesquisas com crianças e não sobre as crianças. Espera-se com esse estudo se ter ampliado criticamente a compreensão sobre o mundo da vida emocional da infância na escola, se relacionando as emoções e suas interlocuções com a socialização escolar das crianças, além de promover o diálogo pedagógico interdisciplinar entre a psicologia, a sociologia e a educação. Porque as emoções são, ao mesmo tempo, uma linguagem e uma dimensão da educação que vivenciamos no fluxo social da nossa existência, que tem logicamente início na infância, quando também é crucial a participação do ambiente escolar na vida emocional das crianças.

Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interna - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS