Banca de DEFESA: WILSON COSTA SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILSON COSTA SOARES
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrido)

A HABILIDADE PROFISSIONAL DE ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

habilidades, habilidades profissionais pedagógicas, organização do trabalho pedagógico; professor de Ciências, Ensino de Ciências; Ensino Fundamental.

O presente trabalho trata da organização do trabalho do professor de Ciências como uma habilidade profissional pedagógica que deve ser objeto de formação dos cursos de licenciatura e de desenvolvimento na atuação profissional do professor de Ciências em serviço. Nesse sentido, buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: como se configura, para professores de Ciências das escolas públicas municipais de João Câmara e Macau no Rio Grande do Norte, a habilidade organizar o trabalho pedagógico do professor de Ciências, que leciona nos anos finais do Ensino Fundamental? Nesse estudo se propõe, como objetivo geral: analisar como se configura para professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, das escolas pesquisadas a habilidade profissional organizar o trabalho pedagógico do professor de Ciências para ensinar os conteúdos conceituais, os procedimentos e o epistemológico, como conhecimentos inerentes a sua profissão. Como estratégia metodológica assume-se uma perspectiva dialética das dimensões qualitativas e quantitativas, configura-se como uma pesquisa básica, do tipo exploratória e descritiva, estruturada na pesquisa bibliográfica e de levantamento (por meio de aplicação de questionário), tendo como participantes os professores dos anos finais do Ensino Fundamental da disciplina de Ciências das escolas públicas municipais da cidade de João Câmara/RN e Macau/RN. Com a pesquisa bibliográfica foi possível identificar três subdomínios que constituem a habilidade estudada, sendo o estudo da literatura possibilitou estabelecer o sistema de ações da habilidade organizar o trabalho pedagógico do professor de Ciências. O processamento do dados do estudo empírico, permitiu traçar um perfil socioprofissional do professor de Ciências, limitado ao contexto dessa pesquisa, bem como apontar para um baixo desenvolvimento da habilidade em estudo em doisuL subdomínios, o que significa que os professores apresentam necessidades formativas importantes para na organização do trabalho pedagógico para ensina Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Presidente - ***.047.594-** - BETANIA LEITE RAMALHO - UFRN
Externo ao Programa - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA - nullInterna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - GUILHERME MENDES TOMAZ DOS SANTOS - UNIR