Banca de DEFESA: JOÃO PEDRO ARAÚJO DE SOUSA

DISCENTE : JOÃO PEDRO ARAÚJO DE SOUSA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Plataforma de webconferência (online)

O (NÃO) LUGAR DA SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRN

Representações Sociais; Ensino de Sociologia; Novo Ensino Médio.

Este trabalho é resultado de processos de inquietações gestadas nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais e Formação Docente - RESFORD a respeito do lugar que a disciplina de sociologia ocuparia na organização curricular denominada Novo Ensino Médio (2016) que posteriormente resultou na Nova Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, de acordo com Moura e Benachio (2021) essa proposta de reorganização curricular tem como perspectiva uma educação para atendimento de interesses mercadológicos com forte dominância de ideologias neoliberais, produzindo um processo de escolarização fragmentado e desumanizado. Para tanto, partimos do entendimento que as conjunturas e processos sociais formulam entendimentos a respeito dos objetos do cotidiano, neste caso, como apresentado por Moscovici (2012) na formulação da Teoria das Representações Sociais há uma produção de conhecimentos produzidos e compartilhados pelos grupos que descrevem, ao passo que, prescrevem ações para os indivíduos, a isso deu-se o nome de representações sociais. Frente a essas considerações, Abric (1998) entende que as RS se estruturam para organizar o pensamento social em elementos centrais e periféricos, assim, postulando a Teoria do Núcleo Central. Diante disso, percebemos a necessidade de compreender como os licenciandos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, percebem o lugar da sociologia do Novo Ensino Médio. Frente a isso, determinou-se como objetivo a se alcançar neste estudo: investigar RS de licenciandos do curso de Ciências Sociais da UFRN sobre a Sociologia no novo Ensino Médio, para esse propósito definiu-se como objetivos específicos: i) compreender o lugar da sociologia no processo de escolarização no ensino médio; ii) identificar como os licenciandos percebem sua futura atuação profissional; iii) realizar um resgate longitudinal acerca do espaço que a sociologia vem ocupando no ensino médio. Para alcançar esses objetivos utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras - TALP para licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, junto com um questionário sociodemográfico para, além de delimitar o perfil socioeconômico dos interlocutores, extrair as evocações para a identificação de conteúdo representacional. Ainda realizamos entrevistas com professores que atuam no ensino de sociologia para um maior aprofundamento dos elementos encontrados. Fizemos também um resgate longitudinal com duas pesquisas do grupo RESFORD que investigaram a formação e o ensino de sociologia. Diante dessas informações, tratamos os dados por meio de Melo (2009) e Bardin (2011) e através do Sistema de Espiral Representacional concluímos que as representações sociais deste grupo a respeito do lugar da sociologia no novo ensino médio estão determinadas por dois elementos: desvalorização, que percebe a disciplina nesse novo modelo como esvaziada e sem um lugar determinado; e importante, destacando a necessidade da disciplina de permanecer nos currículos escolares.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN