Banca de DEFESA: MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Webconferência

Aikido como educação do corpo

Aikido. Corpo. Educação sensível.

Na tese é defendida o argumento do Aikido como educação do corpo, inspirada na filosofia de Merleau-Ponty, que emerge da percepção do corpo em movimento no mundo, consigo mesmo e com os outros, tendo uma leitura compreensiva sobre a história e filosofia do Aikido, as experiências-vividas com essa arte marcial em suas virtudes, na tensão entre a disciplina e a liberdade de aprender seu repertório marcial, e nas práticas pedagógicas como professor de Educação Física e instrutor iniciante de Aikido como um caminho de experiência educativa, apontando veredas e horizontes ontológicos e epistemológicos em uma educação sensível. As experiências vividas com a consciência corporal durante a formação inicial e posteriomente como o Aikido impactou-me profundamente, por isso assumimos a experiência do corpo em movimento como uma ontologia do silêncio, do sensível e o movimento expressa os aspectos subjetivos do ser corpo. Nesse movimento, indaga-se: Qual a compreensão de educação, de corpo e de movimento na filosofia do Aikido? Assim, traçamos como objetivos de pesquisa: a) contextualizar os aspectos filosóficos e históricos sobre o Aikido e a relação com a educação como compreensão; b) descrever uma percepção do corpo em movimento no Aikido como processo de incorporação de virtudes; c) narrar experências-vividas advindas do corpo em movimento no Aikido na tensão sobre disciplina e liberdade; d) relatar experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos e epistemológicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty. Para tanto, a fenomenologia é nosso fundamento epistêmico, ontológico e metodológico, onde a descrição do mundo-vivido, a redução fenomenológica e a intencionalidade são momentos de um mesmo movimento, em outras palavras, a medida que realizo cada descrição, é porque efetuo a redução fenonomenológica, e a cada decisão estou no âmbito da intencionalidade, projetando-me em um caminho, um polo significativo onde está imerso os polos noéticos e noemáticos, ocupando espaços vazios, isto é, o método fenomenológico é o fluxo do pensamento percebendo a si mesmo nesse movimento, sabendo que é um movimento incompleto, pois a cada vazio ocupado, outros vazios se abrem. Vale destacar que essas noções não são momentos fragmentados, mas são variações de um único instante, de uma experiência. A tese está estruturada em quatro seções, onde a primeira seção situa e contextualiza os aspectos filosóficos e históricos do Aikido e a relação com a educação como compreensão; em seguida, debato sobre o processo de incorporação das virtudes, destacando experiências como estudante dessa arte marcial; posteriormente, reflito sobre a tensão entre disciplina e liberdade no Aikido e apresento a perspectiva de Merleau-Ponty do corpo como obra de arte e no último momento apresento os relatos de duas experiências educativas com o Aikido e o conteúdo lutas na escola, apontando horizontes ontológicos e epistemológicos de uma educação sensível inspirada no Aikido e em Merleau-Ponty.

Externo à Instituição - TIAGO TENDAI CHINGORE
Externo ao Programa - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO - nullExterno ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - nullPresidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externa ao Programa - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS - nullExterna à Instituição - MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA - UFC
Externa à Instituição - MARTA GENU SOARES - UEPA