Banca de DEFESA: DÂMARES SALDANHA TOSCANO DE SOUZA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÂMARES SALDANHA TOSCANO DE SOUZA GOMES
DATA : 24/03/2023
LOCAL: Plataforma de webconferência

CURRÍCULO E ESCRITA: CARTOGRAFIA DAS PESQUISAS NACIONAIS E SUAS TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

ensino da escrita; currículo; dissertações e teses; Metapesquisa.

Este trabalho é continuidade da nossa pesquisa de mestrado (Grupo de Pesquisa CONTAR - CNPq | PPGED – UFRN, 2018) em que focalizamos as políticas escolares para a produção textual nas diferentes áreas, a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Parnamirim/RN, cidade da região metropolitana de Natal/RN. Nossos estudos no âmbito da relação currículo - ensino da escrita, o levantamento teórico e os resultados construídos contribuíram para aprofundar a temática a nível de doutorado, possibilitando que ampliássemos a pesquisa para uma dimensão nacional. Nesse sentido, voltamo-nos para a análise desses elementos nas dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidas em todas as regiões do Brasil, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Linguagem, em um período de nove anos. Nosso corpus se constitui de vinte teses e dissertações, coletadas em portais oficiais, tais como: o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso trabalho configura-se como pesquisa qualitativa e documental de tipo metapesquisa, cuja análise dos dados ocorreu através da sistematização das informações em categorias, a partir das leituras do corpus. Adotamos a seguinte questão de pesquisa: qual a abordagem teórico-metodológica das pesquisas que tratam da relação currículo e ensino da escrita para a área de Língua Portuguesa nos nove anos do Ensino Fundamental? Nosso objetivo geral consiste em identificar as tendências teórico-metodológicas das pesquisas no campo de estudos que trata da relação currículo - ensino da escrita. Nossos objetivos específicos buscam: I - Identificar as tendências teóricas relacionadas ao ensino da escrita; II - Investigar as tendências teóricas sobre currículo e III - Identificar resultados e perspectivas dos estudos da temática. Para tanto, tomamos como referenciais teórico-metodológicos: Almeida (2007), Antunes (2003), Bakhtin (2011), Faraco (2009), Kieslich (2004), Koch (2006), Leite e Barbosa (2014), Marcuschi (2011), Meurer e Motta-Rott (2002) (concepções bakhtinianas, linguagem, ensino da escrita); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Lima (2014), Sacristán (2000), Silva (2015), Varela (2013) (Currículo); Lüdke e André (1986), Flick (2009), Mainardes (2018), Mainardes e Tello (2016) (metodologia da pesquisa), dentre outros. Os resultados apontam que as pesquisas: são qualitativas; utilizam predominantemente a análise documental; convergem para uma mesma área e fundamentam-se na concepção interacionista da linguagem; definem o currículo como documento que norteia o ensino da escrita e que é espaço político e, trazem contribuições para a melhoria do ensino da escrita e para a área de pesquisa. Por fim, a realização desta pesquisa permitiu originar resultados para o ensino e para a escola na busca por um currículo que considere o ensino da escrita por meio dos gêneros discursivos.

Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externa à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN