Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA DE MOURA RODRIGUES MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE CRISTINA DE MOURA RODRIGUES MEDEIROS
DATA : 08/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Multimeios 01 do Centro de Educação
TÍTULO:

EVIDÊNCIAS DE VALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE TRIAGEM DE DISLEXIA EM ADULTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Dislexia; Instrumento de Triagem; Adulto; Ensino Superior.


PÁGINAS: 249
RESUMO:

Adultos com queixas de problemas com a leitura vêm procurando auxílio para a identificação da sua condição. Diversas são as prováveis causas e uma das possibilidades é a dislexia, um transtorno neurobiológico que prejudica a capacidade de leitura e escrita das pessoas. Como o diagnóstico de dislexia é caro, demorado e requer uma equipe multidisciplinar especializada, ele muitas vezes é inacessível e se torna uma barreira imposta a muitas pessoas com dificuldades de leitura, impedindo que elas passem por este processo de diagnóstico. A triagem é um instrumento que visa identificar os indivíduos com maior chance de possuir alguma condição. Ela pode ser muito útil para reduzir o número de indivíduos que desconhecem o transtorno e que deixam de buscar o diagnóstico de dislexia, tornando o processo mais claro, menos moroso e com maior custo-efetivo. Apesar de existirem iniciativas de instrumentos de triagem de dislexia para crianças, as iniciativas direcionadas a adultos são incipientes, especialmente no contexto brasileiro. A partir desta lacuna, o presente estudo lançou uma proposta de instrumento de triagem de dislexia para adultos. Ele teve como objetivo geral propor um instrumento de triagem de dislexia para adultos com dificuldades de leitura em Português-Brasileiro e como objetivos específicos: revisar a literatura acerca dos instrumentos disponíveis para a triagem da dislexia em adultos; elaborar uma proposta de instrumento de triagem de dislexia para adultos e analisar as evidências validade de conteúdo do instrumento proposto a partir da avaliação de juízes pareceristas experientes na área. No tocante à metodologia utilizada, esta investigação teve cunho exploratório e descritivo, com análise de dados qualitativos e quantitativos. O procedimento foi realizado em duas etapas: a primeira tratou de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados nacionais e internacionais SCOPUS, Web of Science (coleção principal), SciELO, ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT Global), NDLTD, Open Access Theses and Dissertations – OATD, Eric, Pubmed e buscador Lilacs, que pretendeu identificar as produções científicas que versassem sobre instrumentos nacionais e internacionais de triagem da dislexia em adultos e a identificação das habilidades mais frequentemente avaliadas; a segunda etapa versou sobre a proposição de um instrumento de triagem da dislexia em adultos e a análise de concordância realizada por juízes especialistas. Como resultados, a revisão ratificou as habilidades concomitantemente selecionadas e possibilitou a construção da proposta de instrumento de triagem. Quanto à segunda etapa, a análise de concordância realizada pelos juízes pareceristas apontou a relevância e adequação do conteúdo do instrumento apresentado, necessitando apenas de pequenas adequações em sua forma. Com isso, concluiu-se que a proposta de instrumento de triagem é adequada para realizar a triagem da dislexia em adultos. No entanto, faz-se necessária a realização de mais estudos com o propósito de confirmar outros tipos de evidência de validade, assim como seu aprimoramento, no intuito de viabilizar a futura utilização por profissionais para a triagem da dislexia em adultos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Externa ao Programa - 1529226 - ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD - UFRNExterna ao Programa - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE - UFRNExterna ao Programa - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES - UFRNExterna à Instituição - ANA LUIZA GOMES PINTO NAVAS - FCMSCSP
Externa à Instituição - ISABELLE CAHINO DELGADO - UFPB
Externo à Instituição - PATRICIA ABREU PINHEIRO CRENITTE - USP
Notícia cadastrada em: 04/11/2022 08:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao